A mais equilibrada disputa do Brasileiro: decidir o melhor carioca


Vitor Silva / SSPress / Botafogo
Botafogo é, por enquanto, o melhor dos cariocas
Botafogo é, por enquanto, o melhor dos cariocas

Botafogo, Flamengo, Vasco e Fluminense possuem um objetivo comum nesta reta final de Campeonato Brasileiro: conquistar uma vaga na Copa Libertadores da América de 2018. Botafogo, Flamengo e Vasco se encontram muito próximos na tabela de classificação. O time de Abel Braga está mais distante, porém, também alimenta esperanças de chegar à competição continental no ano que vem. Faltando cinco rodadas para o término do Brasileirão, é muito difícil apontar qual time carioca será o melhor colocado no fim da competição.

Atualmente em quinto, com 51 pontos, o Botafogo só depende de si para disputar a Copa Libertadores mais uma vez, depois de bela campanha realizada na edição desta temporada. O time de Jair Ventura enfrenta o Atlético-PR neste sábado, no Nilton Santos, e depois tem pela frente Atlético-GO (casa), São Paulo (fora), Palmeiras (fora) e Cruzeiro (casa).

Saiba Mais


Na sétima posição, com 50 pontos, na zona da pré-Libertadores em virtude da presença do Cruzeiro no sexto lugar, o Flamengo ainda dividirá as atenções entre Campeonato Brasileiro e Copa Sul-Americana. Pela competição continental, o time rubro-negro enfrenta o Junior Barranquilla-COL na semifinal, em duelos marcados para os dias 23 e 30 deste mês. No Brasileirão, o Flamengo encontrará Palmeiras (fora), Coritiba (fora), Corinthians (casa), Santos (casa) e Vitória (fora). A equipe de Reinaldo Rueda aposta em duas frentes para chegar à Libertadores em 2018.

Logo atrás do Flamengo na tabela, o Vasco está na oitava colocação, com 48 pontos. O time de Zé Ricardo vem de uma invencibilidade de nove partidas, e segue muito vivo na luta pela Libertadores e para ser o melhor carioca nesta edição do Brasileiro. Nas rodadas finais, o Vasco pega São Paulo (casa), Atlético-MG (casa), Atlético-PR (fora), Cruzeiro (fora) e finaliza o torneio contra a Ponte Preta (casa).

Para Mauro, comparação de Renê reforça acomodação do Flamengo e é 'totalmente descabida'

A situação mais difícil entre os cariocas é a do Fluminense, que soma 43 pontos, no 12º lugar. A equipe de Abel Braga ainda tenta se livrar de vez do fantasma do rebaixamento, e ao mesmo tempo possui chances de se classificar para a Libertadores. Para ser o melhor carioca, contudo, a tarefa é mais árdua, uma vez que está, por exemplo, oito pontos atrás do Botafogo. A caminhada do Fluminense abriga: Cruzeiro (fora), Corinthians (fora), Ponte Preta (casa), Sport (casa) e Atlético-GO (fora).

Veja a trajetória de cada time carioca até o fim do Brasileiro:

- Botafogo (5º lugar, 51 pontos): Atlético-PR (casa), Atlético-GO (casa), São Paulo (fora), Palmeiras (fora) e Cruzeiro (casa). Pontuação somada dos rivais: 218 pontos.

- Flamengo (7º lugar, 50 pontos): Palmeiras (fora), Coritiba (fora), Corinthians (casa), Santos (casa) e Vitória (fora). Pontuação somada dos rivais: 252 pontos.

- Vasco (8º lugar, 48 pontos): São Paulo (casa), Atlético-MG (casa), Atlético-PR (fora), Cruzeiro (fora) e Ponte Preta (casa). Pontuação somada dos rivais: 217 pontos.

- Fluminense (12º lugar, 43 pontos): Cruzeiro (fora), Corinthians (fora), Ponte Preta (casa), Sport (casa) e Atlético-GO (fora). Pontuação somada dos rivais: 214 pontos.

Fonte: Espn