A lateral direita deixou de ser dor de cabeça no Flamengo? Veja opiniões de comentaristas

A lateral direita é a posição mais criticada pela torcida rubro-negra desde o ano passado. Mas seja sincero: há quanto tempo você não se queixa dela? Neste Flamengo de Tite versão 2024, que tem a marcação como ponto forte, o setor parece ter encontrado dias de paz com Varela.

O uruguaio largou no fim da fila, atrás de Wesley e Matheuzinho, que nem está mais no clube (se transferiu para o Corinthians) e foi o último a ganhar chances com Tite. Virou titular só nos dois últimos jogos de 2023, na vitória por 2 a 1 sobre o Cuiabá no Maracanã e na derrota por 1 a 0 para o São Paulo no Morumbis.

Na virada do ano, muitos torcedores pediram a contratação de um jogador da posição, mas a diretoria não colocou isso entre as prioridades. Tite bancou a titularidade de Varela, e ele correspondeu. Além de ter marcado o seu primeiro gol com a camisa rubro-negra, na goleada por 4 a 0 sobre o Audax-RJ, o uruguaio vem cumprindo um importante papel defensivo.

Varela em ação pelo Flamengo — Foto: Gilvan de Souza / CRF

Na vitória por 2 a 0 sobre o Fluminense no último domingo, o lateral teve 92% de precisão nos passes e fez dois desarmes, um deles em bote preciso de carrinho na entrada da área. Nos sete jogos oficiais em que esteve em campo na temporada, o time não sofreu gols, e Varela teve média de 1,1 desarme e de 30 passes certos por partida . E tem agradado tanto internamente quanto o público, que o elegeu para a seleção da rodada do perfil oficial do Cariocão nas redes sociais em votação popular.

Daí surge a pergunta: a lateral direita deixou de ser uma dor de cabeça no Flamengo ? O ge ouviu comentaristas do Grupo Globo para debater a questão. Veja abaixo as opiniões de cada um.

- Acho que a lateral direita do Flamengo não segue o padrão estelar do resto do time, das outras 10 posições. Mas isso é um problema mundial. Você vê times gigantes na Europa que às vezes nem tem lateral no elenco. No Real Madrid o Carvajal não joga ou está machucado, joga o Lucas Vázquez. Tem vários exemplos pelo mundo que não é a principal posição, é um problema mundial na lateral, não é fácil achar. Dito isso, acho que o Varela pode se beneficiar muito e deixar de ser essa dor de cabeça para ser um cara regular. Jogador nota 6,5, nos bons momentos nota 7, com o novo esquema do Tite.

- O Luiz Araújo entrando na equipe, com esse ponta-direito mais fixo, pede-se menos que o lateral-direito faça a ultrapassagem e chegue à linha de fundo. Se ele se concentrar e ser esse cara correto, principalmente mais na parte defensiva, o time coletivamente estando mais preparado, vai sobrar menos para o lateral-direito. Time que vai vencendo, que está bem defensivamente, ajuda também. Acho que ele é um bom jogador, vai ficar abaixo das outras 10 posições do Flamengo . Não é um craque da lateral, mas o Flamengo pode passar tranquilo essa temporada mesmo sem esse craque.

O Varela nesse começo de temporada, principalmente nos últimos jogos, está indicando para isso: ser o lateral correto, nota 7, acho que isso pode ser o suficiente".
— Conrado Santana, comentarista do Grupo Globo.

- É um setor que tem duas peças com características distintas para diferentes situações de jogo e de esquema tático. Hoje, o Varela é quem compõe melhor o elenco, de acordo com a formação do Tite, com dois pontas abertos. É um lateral que prefere desempenhar as funções defensivas do que avançar pelo corredor. Com Luiz Araújo na ponta, o Varela pode explorar mais o jogo do meio para trás, sendo importante em recomposição, proteção de corredor e início de jogadas a partir da saída de bola com os zagueiros.

- Caso o Tite opte por utilizar De la Cruz pela direita, o corredor fica livre para que o Wesley seja o lateral que vai atuar por ali, indo na linha de fundo e sendo agudo na fase ofensiva. Visto que De la Cruz não joga preso por essa faixa do campo, mas caindo por dentro e deixando o lado mais livre. São dois jogadores que se encaixam nas ideias do treinador.

Com toda qualidade do elenco e da forma como o Tite encontrou a consistência defensiva tão importante nos seus esquemas, a lateral direita não é mais um problema".
— Rafaelle Seraphim, comentarista do Grupo Globo.

- A dor de cabeça na lateral direita do Flamengo deixa de existir a partir do momento que o time consegue encontrar o equilíbrio que torna o sistema defensivo mais sólido. Até aqui, o Flamengo só sofreu um gol em 10 jogos na temporada, no jogo contra o Nova Iguaçu, em partida disputada sem os atletas do elenco principal. Se analisarmos as opções do elenco posição por posição, a lateral direita continua sendo o setor onde há menos recurso técnico. Mas devemos levar em consideração também a dificuldade que há no mercado, de maneira geral no mundo inteiro, para encontrar laterais.

O Flamengo conseguindo manter regularmente o equilíbrio apresentado nesse início de temporada, certamente a lateral direita não só deixará de ser uma dor de cabeça, como será potencializada e poderá ser solução em vários jogos.
— Pedro Moreno, comentarista do Grupo Globo.

- O nível de atuação do Varela subiu a partir do momento em que percebeu a definição do treinador e teve regularidade de participação em campo. São poucos jogos e não dá para cravar se voltará a ter uma queda que justifique a saída dele da equipe, mas esse Varela está muito mais próximo daquele que foi a um Mundial com o Uruguai.

Acho que o início de ano do Varela serve para mostrar a diferença que faz um time organizado, e um jogador com confiança e sequência".
— Rodrigo Coutinho, comentarista do Grupo Globo.

Varela durante a pré-temporada do Flamengo — Foto: Marcelo Cortes / CRF

Com Varela se firmando como titular absoluto da Era Tite, o Flamengo volta a campo no sábado, quando recebe o Madureira às 16h (de Brasília) no Maracanã, jogando por um empate para sacramentar a melhor campanha do Campeonato Carioca e o título simbólico da Taça Guanabara.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte