Em uma temporada mágica, que rendeu ao Flamengo o título da Conmebol Libertadores e do Campeonato Brasileiro, o clube ainda pode terminar o ano com a Copa do Mundo de Clubes da Fifa nas mãos. Às vésperas do início do torneio, em Doha, no Catar, o time carioca estreia no dia 17 de dezembro na competição. Mas, a equipe brasileira vai para a Ásia com a cabeça inchada.
Na despedida do Campeonato Brasileiro, o time de Jorge Jesus foi atropelado pelo Santos, na Vila Belmiro. O passeio por 4 a 0 rendeu ao Peixe o vice-campeonato e conseguiu irritar o técnico português. Por outro lado, o fato de se despedir do Brasil com uma derrota pode não ser um indicador ruim para o Flamengo.
Por incrível que pareça, Internacional e Corinthians, os dois últimos times brasileiros a conquistar o Mundial de Clubes, também terminaram os Campeonatos Brasileiros dos últimos anos com derrotas. Em 2006, o Colorado foi vice-campeão brasileiro e entrou em campo na última rodada diante do Goiás. O Esmeraldino fez 4 a 1 no Internacional e carimbou a ida do time rival ao Japão. Mas, em Yokohama, o time dirigido na época por Abel Braga conseguiu o feito de derrotar o Barcelona de Ronaldinho Gaúcho e companhia e levantou a taça do Mundial de Clubes.
Leia também!
Seis anos mais tarde, o Corinthians de Tite, campeão da Libertadores de maneira invicta, também deixou o Brasil com uma derrota na conta antes do Mundial de Clubes. Na última rodada do Campeonato Brasileiro, o Alvinegro perdeu o clássico para o São Paulo por 3 a 1, no Pacaembu. Mas, também em Yokohama, graças a um gol de Paolo Guerrero, o Corinthians derrubou o Chelsea e embolsou o segundo Mundial de Clubes de sua história.
O Flamengo embarca nesta semana para Doha, no Catar. A equipe aguarda o vencedor de Espèrance, da Tunísia, e Al-Hilal, da Arábia Saudita, para saber quem encara na fase semifinal.