Com um calendário brutal, o Flamengo usou bastante a força de sua categoria de base para dar suporte ao time profissional em 2021. A dois jogos para o fim do Brasileiro, o clube já relacionou 34 atletas da base neste ano.
Lázaro e Matheuzinho no treino do Flamengo — Foto: Marcelo Cortes/Flamengo
- A cada ano o clube vem aumentando o investimento e aprimorando os processos de captação, desenvolvimento e transição dos atletas oriundos da nossa base. Nossa base está mais integrada ao futebol profissional. As áreas técnicas são muito próximas, o que é muito importante para o desenvolvimento, transição e aproveitamento dos atletas, e também para que eles possam ter o melhor desempenho possível quando chegam na equipe profissional, algo que tem acontecido de forma satisfatória nos últimos anos. O Flamengo tem formado grandes atletas para o seu futebol profissional e para o mundo - disse Bruno Spindel, diretor de futebol.
Além de darem suporte ao time profissional, os jogadores da base também são importantes para o Flamengo fazer caixa. Vitor Zanelli, vice-presidente do Futebol de Base, Futebol Feminino e Futsal, acredita que o trabalho em conjunto faz estes jovens jogadores chegarem melhor preparados na equipe principal.
- Na minha opinião, o mais importante não é o número em si, mas o fato de que esses 34 atletas chegam ao profissional equilibrados e aptos a desempenharem o seu melhor futebol e darem ao Flamengo um grande retorno técnico e, futuramente, financeiro. Além disso, é muito importante formar vencendo. Isso, o Flamengo faz com louvor. Os atletas formados na nossa base chegam ao profissional com muitos títulos no currículo e acostumados a gostar de vencer. Isso é fundamental, faz parte do DNA rubro-Negro - afirmou Zanelli.
Gerente de Transição do Flamengo, Carlos Noval é quem acompanha de perto esse processo. Ele acredita que o trabalho tem dado bons resultados.
- Não há dúvidas de que o Flamengo tem um dos melhores processos de formação do Brasil. Isso se traduz nos resultados esportivos, na ascensão de atletas para o futebol profissional e na constante venda desses ativos, dando retornos técnico e financeiro para o clube. Nossa principal missão é acompanhar de perto todo o processo de desenvolvimento dos nossos atletas da base, para que eles possam chegar ao futebol profissional o mais bem preparados possível, o que tem acontecido com frequência - disse Noval.
Lista dos relacionados no profissional em 2021:
Goleiros : Hugo Souza, Gabriel Batista, César, João Fernando, Matheus Cunha e Bruno
Laterais : Matheuzinho, Ramon, Luís Gustavo, Wesley e Luan
Zagueiros : Noga, Otávio, Natan e Cleiton
Volantes : Gomes, Hugo Moura, Daniel Cabral, Richard Rios, Lucas André e Peralta
Meias : Max, Yuri de Oliveira, Matheus França e Pepê
Atacantes : Lázaro, Thiaguinho, Werton, Ryan Luka, Rodrigo Muniz, André, Vitor Gabriel, Mateusão e Gabriel Barros.