A conta não é só do passado: Flamengo amarga prejuízos com eliminações

As três eliminações em apenas 56 dias farão o Flamengo perder muito dinheiro e colocar a previsão orçamentária em risco. A ponto de prejudicar a chegada dos reforços prometidos. Sem as premiações por classificação na Copa do Brasil — em que foi desclassificado na segunda fase — e sem as bilheterias das partidas desta e de outras competições (ficou fora das finais da Liga Sul-Minas-Rio e do Campeonato Estadual), o prejuízo pode ultrapassar a casa dos R$ 15 milhões.

A previsão de lucro com bilheteria na temporada era de R$ 50 milhões, levando em conta as partidas do Brasileiro. No primeiro semestre, no entanto, o clube deixou de disputar pelo menos oito partidas de grande apelo. Duas no Estadual, no Maracanã; uma na Liga e cinco como mandante na Copa do Brasil, que paga somente de premiação R$ 10 milhões ao campeão ao fim de todas as fases.

Curiosamente, a diretoria informou que não prevê em seu orçamento receitas das bilheterias do Estadual e da Sul-Minas-Rio. Na Copa do Brasil, a meta interna era no mínimo chegar às quartas de final, o que geraria prêmios que totalizariam R$ 3,5 milhões, fora bilheteria. Nos planos, ainda estavam a venda das partidas decisivas para grandes arenas e a final no Maracanã, no fim do ano.

A demora na escolha de um estádio para atuar em 2016 também causará prejuízos. A definição por Volta Redonda como base no Rio veio por ordem técnica de Muricy Ramalho, mas as bilheterias no local são ruins. Tanto que o clube se mobiliza com promoções e até teria bancado ônibus para torcidas organizadas.

O vice de finanças, Claudio Prackownick, e o diretor financeiro, Paulo Dutra, não comentaram prejuízos. Mas o clube deve usar R$ 12,5 milhões a partir de junho, quando provavelmente pedirá novos empréstimos ao Conselho de Administração. O objetivo é fechar o buraco causado não só pelas eliminações, como também por conta da demora na chegada de novos patrocinadores.

Com a atual campanha na temporada, vai ser ainda mais difícil achar quem queira associar sua marca a um time que só dá vexame. A diretoria tem conseguido apenas patrocinadores em troca de permutas para a reforma do Centro de Treinamento.

Fonte: Extra