A cinco dias da eleição, O GLOBO promove debate entre candidatos à presidência do Flamengo

Os três candidatos a presidente do Flamengo que concorrem no pleito marcado para o próximo dia 9 de dezembro estarão reunidos nesta quarta-feira, na sede de O GLOBO, para um debate presencial sobre os projetos para o clube para o próximo triênio.

Os sócios aptos a votar e os torcedores do Flamengo poderão conhecer a fundo as propostas através de uma transmissão on-line no site e nas redes sociais do jornal, a partir das 10h30.

Confirmaram participação o candidato da situação, Rodrigo Dunshee (Chapa Unifla), e os opositores Luiz Eduardo Baptista (Raça, Amor e Gestão) e Maurício Gomes de Mattos (Mengão Maior). O debate, com duração de 1h30, terá a mediação do editor-chefe de Esportes do GLOBO, Thales Machado, e a participação dos colunistas Diogo Dantas e Rodrigo Capelo.

— O que acontece no Flamengo acaba interessando a todos que acompanham o futebol brasileiro. Trata-se do clube de maior torcida, e que passou por uma revolução financeira e futebolística em uma década. O objetivo do GLOBO é mostrar como esse gigante pode evoluir ainda mais nos próximos anos, ou retroceder a um cenário de endividamento massivo, sobretudo agora que tem um projeto multibilionário de construir o próprio estádio — explica o editor executivo Paulo Celso Pereira.

O programa será dividido em quatro blocos. No primeiro, o mediador fará questionamentos a cada um dos candidatos e haverá perguntas entre eles. No segundo e no quarto, será a vez de os colunistas do GLOBO apresentarem questões para os presidenciáveis. No terceiro, os candidatos mais uma vez perguntarão um para o outro, com direito a réplica e tréplica. Depois, terão dois minutos para fazer as considerações finais.

A eleição definirá o sucessor do atual presidente, Rodolfo Landim, e responsável por dirigir o Flamengo de 2025 a 2027. Entre seus desafios, o vencedor terá que manter o rubro-negro competitivo em meio a transformações no futebol brasileiro e tocar o projeto de construção do novo estádio, após a compra do terreno no Gasômetro. Precisará administrar ainda os esportes olímpicos, o futebol feminino e o clube social Tudo isso sem virar SAF, promessa de todos os candidatos.

A relação de eleitores definitiva para o pleito foi emitida pela secretaria do Flamengo ontem: 5.880 sócios poderão votar no dia 9. O número é menor que 2012, quando 5.932 associados tinham o direito ao voto.

— Todas as candidaturas manifestaram o desejo por uma troca saudável de ideias, projetos e propostas. E o debate está sendo estruturado justamente para isso — completa Thales Machado.

Fonte: O Globo