A Batalha das Ligas chega em sua fase semifinal com três gigantes e uma zebra em busca do título. De um lado, a fortíssima Bundesliga contra o surpreendente Mexicano (Liga MX), do outro, a badalada Premier League encara o estrelado Francês (Ligue 1). Tudo simulado no Fifa 20.
Brasileirão , LaLiga , Italiano e MLS ficaram pelo caminho, eliminados já na fase de grupos .
Resumo
Primeiro da chave B, a equipe da liga alemã foi para o duelo contra o Mexicano, segundo da A, como favorita e mostrou sua esperada superioridade, mas quando parecia que ficaria fácil após abrir 2 a 0, tomou um gol no fim do primeiro tempo, anotado pelo brasileiro Rafael Carioca, e teve bastante trabalho para se impor.
No fim, o time de Lewandowski levou a melhor, com duas assistências de Haaland e gols de Havertz, que de novo mandou um passinho ao melhor estilo break na comemoração, Alaba e Witsel.
Melhor do grupo A, a Premier League de Mané, que marcou de novo, e Salah tinha um páreo duro pela frente, o Francês de Neymar e Mbappé, segundo do B. E foi um jogaço, com direito à prorrogação e pênaltis.
No tempo normal, linda tabela entre Neymar e Thiago Mendes, que bateu e fez 1 a 0 para a Ligue 1 aos 21 minutos do primeiro tempo. A resposta veio aos 39, quando Aubameyang fez bela jogada dentro da área e serviu Mané, que chutou para empatar. No tempo extra, Aouar desempatou para o Francês aos 14 da etapa inicial, mas Koscielny vacilou logo no primeiro lance da etapa final quando tentou um passe e deu nos pés de Buendía, que avançou, driblou o zagueiro e teve que tentar duas vezes para vencer Ruffier e deixar tudo igual novamente.
Então, penalidades. Mané desperdiçou, Neymar também perdeu o seu, vendo Rui Patrício pegar, mas a estrela de Ruffier brilhou demais. O goleiro do Saint-Éttiene pegou simplesmente todas as cobranças, com direito a bola no ângulo, e garantiu o Francês na final contra a Bundesliga.
Bundesliga 3 x 1 Mexicano
No papel, parecia ser um confronto relativamente tranquilo para a Bundesliga, mas o Mexicano, que já tinha dado trabalho a todos os oponentes até agora, incluindo a Premier League, complicou bem as coisas.
A palavra dos técnicos pré-jogo:
Gabriele Marcotti (Bundesliga): "Sem medo, sem misericórdia. Eu tenho David Alaba e Dayot Upamecano para combater a velocidade de Enner Valencia. Mais importante, eu tenho o monstro Erling Haaland no comando de ataque com Robert Lewandowski para pisar na defesa mexicana. Eu aprendi uma lição com a última partida da fase de grupos: ir com tudo é o melhor remédio."
Tom Marshall (Mexicano): A Inter de Milão sob o comando de José Mourinho em 2010; o Porto do mesmo Mourinho em 2004; a Grécia na Eurocopa de 2004; o Estudiantes em 1968; o Atlético de Madrid em 2013/2014. Há muitos exemplos ao longo dos anos em que as equipes encontram eficiência sem necessariamente receber elogios populares. O próximo da lista: o Mexicano em A Batalha das Ligas. Espero que Marcotti e a Bundesliga continuem a tendência de não levar o Mexicano tão a sério quanto deveriam nesta semifinal."
Escalações
Bundesliga (4-1-2-1-2):
Yann Sommer; Joshua Kimmich, Dayot Upamecano, David Alaba e Jérôme Roussillon; Thiago Alcântara; Jadon Sancho e Timo Werner; Kai Havertz; Robert Lewandowski e Erling Haaland
Reservas:
Peter Gulacsi, Niklas Sule, Marco Reus, Axel Witsel, Denis Zakaria, Bas Dost, Filip Kostic e Jérôme Roussillon
Mexicano (5-2-3):
Guillermo Ochoa; Miguel Layún, Pablo Aguilar, Oscar Murillo, Bruno Valdez e Leonel Vangioni; Guido Pizarro e Rafael Carioca; Ángel Mena, Enner Valencia e Jonathan Rodríguez
Reservas:
Javier Orozco, Igor Lichnovsky, Jesus Gallardo, Luis Montes, André-Pierre Gignac, Rogelio Funes Mori e Brian Lozano
Havertz faz e dança, Bundesliga bate Mexicano e vai à final; assista
Premier League 2 (0) x (2) 2 Francês
Encontro de dois times fortíssimos.
A palavra dos técnicos pré-jogo:
Mark Ogden (Premier League): "Tendo escalado o mesmo time em todos os jogos até agora, uma revolta nos vestiários liderada por jogadores que não tiveram chance me levou a sucumbir a eles e a fazer grandes mudanças em prol da harmonia do elenco. Muitos atletas precisavam descansar depois de uma carga de trabalho tão pesada. Portanto, a pressão está sobre eles. Mais uma vez, será ataque, ataque, ataque. Não adianta puxar o freio de mão."
Julien Laurens (Francês): "Aqui vamos nós! Não tem como ficar maior do que isso. Uma semifinal contra a equipe da Premier League. Eles são os favoritos e nós somos os azarões, mas temos um ótimo plano de jogo. Conhecendo a falta de inovação de seu técnico Mark Ogden e seu conservadorismo chato, sabemos exatamente como jogarão contra nós. Então, jogaremos para conter os seus três atacantes, enquanto usaremos nossas laterais para aproveitar o espaço deixado pelos laterais dele."
Escalações
Premier League (4-3-3):
Rui Patr[icio; Aaron Wan-Bissaka, Virgil van Dijk, James Tarkowski e Luke Shaw; Kevin De Bruyne, Wilfred Ndidi e Bernardo Silva; Sadio Mané, Jamie Vardy e Pierre-Emerick Aubameyang
Reservas:
Ederson, Trent Alexander-Arnold, Aymeric Laporte, Emi Buendía, Bruno Fernandes, N’Golo Kanté e Mohamed Salah
Francês (3-4-1-2):
Stephane Ruffier; Marquinhos, Laurent Koscielny e Jason Denayer; Youcef Atal, Tiemoue Bakayoko, Thiago Mendes e Juan Bernat; Neymar; Kylian Mbappé e Wissam Ben Yedder
Reservas:
Geronimo Rulli, Cesc Fàbregas, Houssem Aouar, Gelson Martins, Loic Perrin, Memphis Depay e Edinson Cavani
Neymar perde pênalti, mas Francês elimina Premier League; assista