A primeira rodada de A Batalha das Ligas já é história. Para recapitular, Premier League e MLS venceram Mexicano (Liga MX) e Italiano (Série A), respectivamente, em uma chave. Na outra, Francês (Ligue 1) e LaLiga empataram, enquanto o Brasileirão resistiu bravamente ao superataque da Bundesliga e segurou a igualade sem gols - e 'Gabigol' ainda perdeu uma chance cara a cara com o goleiro.

É hora da segunda rodada. No grupo A , o Italiano, de Cristiano Ronaldo, tentou a recuperação diante do Mexicano, de Rafael Carioca, enquanto a Premier League, de Ederson, disputou a liderança diante da MLS, de 'Chicharito' Hernández.

No B , a Bundesliga, de Lewandowski, mediu forças contra o Francês, de Neymar, e o Brasileirão, de Éverton Ribeiro, encarou LaLiga, de Messi.

Resumo

Um dos duelos mais esperados era o entre a liga brasileira e a espanhola, com 'Gabigol', Dudu e Everton 'Cebolinha' tendo de enfrentar uma dupla de zaga formada por Piqué e Sergio Ramos; do outro lado, Pedro Geromel e Gustavo Gómez tinham que segurar simplesmente o trio Messi, Suárez e Hazard.

Deu jogo. E o Brasileirão abriu o placar em linda trama de ataque que teve cruzamento de Dudu para voleio de 'Gabigol' em cima de Piqué. O time até 'rabiscou', como em jogada de pé em pé que chegou a 'Cebolinha', que já dentro da área ergueu a bola e a arrematou lindamente, mas para fora. Só que com LaLiga não se brinca, e em um vacilo da defesa no segundo tempo, Bale, que veio do banco, chutou cruzado e empatou.

No mais, Bundesliga e Francês empataram, com destaque para a comemoração de Havertz. O jogador do Bayer Leverkusen ousou e fez uma dancinha à la break , ficando até de cabeça para baixo.

Pela chave A, a Premier League bateu a MLS de novo com o faro decisivo e mortal de Mané, e o Italiano não conseguiu se recuperar da derrota surpreendente na estreia, não passando de uma igualdade com o Mexicano, de novo com Cristiano Ronaldo deixando a desejar - já perdera um pênalti na partida anterior - e com direito a defesa milagrosa de Handanovic no fim que evitou algo ainda pior.

Grupo A

A principal liga de futebol dos Estados Unidos vai conseguir encarar a da Inglaterra, simplesmente a mais badalada do mundo?

Premier League 1 x 0 MLS

A palavra dos técnicos pré-jogo:

Mark Ogden (Premier League): "Dizem que não se mexe em time que está ganhando, e quem sou eu para discutir com os melhores técnicos do mundo? Mesmo time, mesmas táticas, mesmo resultado."

Noah Davis (MLS): "Por que mexer em algo que está funcionando? Estamos no topo do grupo!"

Escalações

Premier League (4-3-3): Ederson; Trent Alexander-Arnold, Virgil Van Dijk, Aymeric Laporte e Luke Shaw; Kevin De Bruyne, N'Golo Kanté e Bruno Fernandes; Sadio Mané, Pierre-Emerick Aubameyang e Mohamed Salah
Reservas: Rui Patrício, Aaron Wan-Bissaka, James Tarkowski, Wilfried Ndidi, Emil Buendia, Bernardo Silva e Jamie Vardy

MLS (3-4-3): Kenneth Vermeer; Walker Zimmerman, Ike Opara e Aaron Long; Sebastian Blanco, Alejandro Pozuelo, Diego Valeri e Yimmi Chará; Cristian Pavón, Josef Martínez e Carlos Vela
Reservas: Sala Eloy, Jorge Moreira, Ali Adnan, Jonathan Dos Santos, Pedro Santos, Nani e Chicharito Hernández

Mané derruba 'paredão', e Premier League bate MLS; assista

Italiano (Série A) 1 x 1 Mexicano (Liga MX)

Os dois times perderam em suas estreias, o que coloca muita pressão para que consigam o resultado nesta segunda rodada.

A palavra dos técnicos pré-jogo:

Nicky Bandini (Italiano): " Andra tutto bene . Tudo vai ficar bem. Essa é a mensagem para os meus jogadores após o revés na primeira rodada. Os times italianos, historicamente, começam devagar nas maiores competições, mas tudo sempre fica bem no final. É o que vamos fazer.

Cristiano Ronaldo perdeu um pênalti na estreia – se tivermos outra chance assim, ele não será o encarregado. Mas eu tenho a minha parcela de culpa, já que escalei três zagueiros para ter mais talento no ataque. Não vou cometer o mesmo erro duas vezes. Leonardo Bonucci vai ficar de fora da escalação. As laterais eram um ponto fraco do time, e me sinto mais tranquilo com Robin Gosens e Manuel Lazzari jogando. Milinkovic-Savic nos dará mais segurança e força no meio, e tudo que precisamos é um gol. Preciso de você agora, Ciro Immobile."

Tom Marshall (Mexicano): " A Liga MX foi assaltada no primeiro jogo contra a Premier League. As táticas foram precisas até que um gol no fim nos custasse a partida que foi dominada pelo nosso time. O pensamento para este próximo jogo é não mudar muito. Por que deveríamos? O Italiano perdeu para a MLS, então você deve questionar a mentalidade dos adversários. Dito isto, precisamos manter o respeito pelo talento individual que a Série A possui, especialmente os atacantes, Cristiano Ronaldo e Lukaku."

Escalações

Italiano (3-4-1-2): Samir Handanovic; Milan Skriniar, Stefan de Vrij e Kalidou Koulibaly; Lucas Leiva, Manuel Lazzari, Sergej Milinkovic-Savic e Miralem Pjanic; Robin Gosens; Ciro Immobile e Cristiano Ronaldo
Reservas: Salvatore Sirigu, Leonardo Bonucci, Aleksandar Kolarov, Blaise Matuidi, Alejandro Gomez, Josip Ilicic e Romelu Lukaku

Mexicano (4-4-2): Guillermo Ochoa; Miguel Layún, Pablo Aguilar, Bruno Valdez e Leonel Vangioni; Brian Lozano, Guido Pizarro, Rafael Carioca e Ángel Mena; Enner Valencia e André-Pierre Gignac
Reservas: Javier Orozco, Oscar Murillo, Igor Lichnovsky, Luis Montes, Jonathan Rodríguez, Ventura Alvarado e Rogelio Funes Mori.

CR7 não marca, e Italiano se salva de derrota com milagre; assista

GRUPO B

LaLiga 1 x 1 Brasileirão

Os dois times empataram na estreia, o que faz ambos chegarem muito pressionados para esta rodada.

A palavra dos técnicos pré-jogo:

Sid Lowe (LaLiga): "Teremos algumas mudanças em relação ao time da primeira rodada, com Manu García e Marc Cucurella entrando no time. Casemiro dará mais proteção, mas o objetivo segue o mesmo: controlar a posse da bola e atacar."

Gustavo Hofman (Brasileirão): "Tivemos um resultado muito bom na primeira rodada. A Bundesliga tem uma equipe forte, assim como LaLiga. Temos outro grande desafio pela frente. Nossos atacantes foram muito importantes e precisamos muito deles novamente, principalmente Dudu e Everton 'Cebolinha'. Defender, pressionar, recuperar a bola e atacar com velocidade seguem sendo as prioridades. Precisamos aproveitar as oportunidades criadas. Vamos manter o 4-3-3 e esperar outro bom jogo."

Blog do Gustavo Hofman: Geromel, Dudu, Gerson... Como montei o elenco do Brasileirão

Escalações

LaLiga (4-3-3): Jan Oblak; Kieran Trippier, Gerard Piqué, Sergio Ramos e Marc Cucurella; Luka Modric, Casemiro e Manu Garcia; Lionel Messi, Luis Suárez e Eden Hazard
Reservas: Iñaki Williams, Gareth Bale, Jesus Navas, Santi Cazorla, Saul, Martin Odegaard e Dani Parejo

Brasileirão (4-3-3): Vanderlei; Dani Alves, Pedro Geromel, Gustavo Gómez e Filipe Luís; Éverton Ribeiro, Matheus Henrique e Giorgian de Arrascaeta; Dudu, Gabriel Barbosa ('Gabigol') e Everton 'Cebolinha'
Reservas: Weverton, Lucas Verissimo, Víctor Cuesta, Tchê Tchê, Edenílson, Carlos Sánchez e Paolo Guerrero

'Gabigol' faz de voleio, mas Brasileirão toma empate; assista

Francês (Ligue 1) 1 x 1 Bundesliga

Outro duelo de pesos pesados no grupo B!

A palavra dos técnicos pré-jogo:

Julien Laurens (Francês): "Fiquei muito feliz com o desempenho dos jogadores na primeira rodada. Deveríamos ter vencido a partida, já que criamos mais jogadas e conseguimos controlar Messi muito bem. Agora, temos outro jogo duro contra a Bundesliga. Depois de ver a estreia contra o Brasileirão, decidi mudar a formação e colocar Neymar como 10 clássico.

O brasileiro terá um papel livre e jogará entre as linhas da Bundesliga para encontrar espaço, enquanto nossos dois atacantes se movimentam. Espero mais de Mbappé neste jogo. Teremos mais criatividade no meio-campo, com Houssem Aouar jogando ao lado de Bakayoko e Thiago Mendes. Defensivamente, não haverá mudanças. Youcef Atal e Bernat terão mais oportunidades de avançar."

Gabriele Marcotti (Bundesliga): "Tivemos mais posse e mais chances contra o Brasileirão e deveríamos ter vencido. Talvez eu tenha sido um pouco conservador demais, então serei mais agressivo agora. Com o coração pesado, deixo Niklas Sule fora para que Dayot Upamecano entre – ele é mais rápido que o zagueiro do Bayern e pode lidar com Mbappé. Acho que eles jogarão no contra-ataque, então, mudei Joshua Kimmich para a lateral e coloquei Thiago Alcântara no meio. É melhor não me decepcionarem."

Escalações

Francês (4-3-1-2): Stephane Ruffier; Youcef Atal, Marquinhos, Jason Denayer e Juan Bernat; Bakayoko, Thiago Mendes e Houssem Aouar; Neymar; Wissam Ben Yedder e Kylian Mbappé
Reservas: Benjamin Lecomte, Malang Sarr, Laurent Koscielny, Memphis Depay, Gelson Martins, Cesc Fàbregas e Florian Thauvin

Bundesliga (4-2-3-1): Yann Sommer; Joshua Kimmich, Dayot Upamecano, David Alaba e Jerome Roussillon; Thiago Alcântara e Axel Witsel; Jadon Sancho, Marco Reus e Timo Werner; Robert Lewandowski
Reservas: Erling Haaland, Kai Havertz, Filip Kostic, Salif Sané, Denis Zakaria, Peter Gulacsi, Bas Dost

Havertz dança break, mas Bundesliga e Francês empatam; assista