A Batalha das Ligas chegou para a terceira e última rodada da fase de grupos com só um time classificado, o da Premier League , e todos os outros sete com chances de irem às semifinais. Logo, só duelos cheios de tensão e cada detalhe podendo valer uma vaga na próxima fase ou a eliminação.

No grupo A , a liga inglesa, com 6 pontos e jogando apenas para garantir o primeiro lugar, encarou o Italiano (Série A), com só 1 ponto e desesperado após derrota surpreendente na estreia com pênalti perdido por Cristiano Ronaldo e empate depois; o Mexicano (Liga MX), com 1 ponto, fez clássico da América do Norte contra a MLS, esta com 3 pontos e precisando apenas de um empate para avançar.

No B , tudo rigorosamente igual, com Francês (Ligue 1), LaLiga , Brasileirão e Bundesliga com 2 pontos cada após quatro empates . Desta vez, a equipe de Geromel, Gustavo Gómez, Arrascaeta, 'Gabigol' e companhia decidiu seu futuro diante da forte liga francesa, de Neymar, Mbappé e Thiago Mendes, enquanto os campeonatos Espanhol e Alemão mediram forças, colocando frente a frente Messi e Suárez com Lewandowski, Haaland e Havertz.

Resumo

Cristiano Ronaldo precisou de mais um pênalti (que veio após desastre conjunto de Shaw e Laporte) para, enfim, desencantar na competição. No entanto, o empate resultou no adeus precoce e até vexatório do Italiano e confirmou a Premier League como líder da chave A - destaque também para o incrível gol perdido por Bruno Fernandes. No outro duelo, o Mexicano jogou muito, bateu a MLS e se classificou em segundo.

No esperado encontro das ligas alemã e espanhola, a Bundesliga parou Messi, deu show com o quarteto Lewandowski, Haaland, Havertz e Werner e derrubou a badalada LaLiga.

E o Brasileirão? Com uma alteração em relação ao que foi a campo na segunda rodada (Edenílson, do Internacional, no lugar de Matheus Henrique, do Grêmio), o time até segurou por um tempo o superataque com Neymar e Mbappé e conseguiu assustar. Ainda no 0 a 0, Éverton Ribeiro, do Flamengo, saiu cara a cara com Ruffier, mas perdeu o gol.

E aí, o Francês foi implacável na etapa final com gols de Ben Yedder e Fábregas. Eliminação brasileira, vaga em segundo lugar para os franceses.

Grupo A

A grande dúvida era se Cristiano Ronaldo, finalmente, daria o ar da graça no torneio. Deu?

Premier League 1 x 1 Italiano (Série A)

A palavra dos técnicos pré-jogo:

Mark Ogden (Premier League): "Agora que a classificação está garantida, temos uma boa oportunidade de testar uma formação de ataque total, com pouca preocupação defensiva. A melhor defesa é o ataque, dizem, então vamos ver se isso vai funcionar. Nenhuma mudança será feita. Não se mexe em time que está vencendo."

Nicky Bandini (Italiano): "Não posso negar: este torneio foi um desastre. O nosso homem de 100 milhões de euros esqueceu como fazer gols e continuamos sofrendo gols bobos na defesa. Minha equipe teve mais finalizações do que os dois adversários, além de mais posse de bola em partes melhores do campo, mas se você não consegue colocar a bola dentro do gol, de que serve tudo isso? E agora enfrentamos o líder do grupo sabendo que mesmo uma vitória pode não ser suficiente para avançar. Ainda assim, temos que tentar!"

Escalações

Premier League (4-3-3): Ederson; Trent Alexander-Arnold, Virgil van Dijk, Aymeric Laporte e Luke Shaw; Kevin De Bruyne, N'Golo Kanté e Bruno Fernandes; Sadio Mané, Pierre-Emerick Aubameyang e Mohamed Salah
Reservas: Rui Patrício, Aaron Wan-Bissaka, James Tarkowski, Wilfried Ndidi, Emil Buendia, Bernardo Silva e Jamie Vardy

Italiano (4-2-3-1): Samir Handanovic; Milan Skriniar, Stefan de Vrij, Kalidou Koulibaly e Aleksandar Kolarov; Sergej Milinkovic-Savic e Miralem Pjanic; Paulo Dybala, Papu Gómez e Cristiano Ronaldo; Ciro Immobile
Reservas: Salvatore Sirigu, Francesco Acerbi, Robin Gosens, Blaise Matuidi, Josip Ilicic, Luis Alberto e Romelu Lukaku

CR7 finalmente desencanta e manda 'Eu estou aqui!', mas Italiano é eliminado, e Premier League passa em 1º; assista

Mexicano (Liga MX) 2 x 0 MLS

Rivalidade, vitória valendo tudo para um dos lados e orgulho em jogo.

A palavra dos técnicos pré-jogo:

Tom Marshall (Mexicano): "O cenário ideal para o Mexicano é derrotar a Major League Soccer em alguns gols e chegar às semifinais. Os três pontos não devem ser o problema, dada a fraqueza relativa (e histórica) da MLS em comparação com a Liga MX, e a tendência dos estadunidenses de amarelarem quando os dois países se enfrentam.

Houve uma mudança de mentalidade, no entanto, para a Liga MX nessa partida. O plano original era atacar totalmente e dominar o jogo, mas, depois de analisar a falta de perspicácia tática em torno da equipe da MLS nos dois jogos anteriores, seremos pacientes e aguardaremos os erros para que consigamos sair rapidamente no contra-ataque."

Noah Davis (MLS): "Depois de uma segunda rodada que teve a MLS finalizando zero, com um total de zero falta e que viu Sadio Mané pintar um quadro na defesa antes de ficar cara a cara com Vermeer, é hora de mexer para uma partida em que só a vitória importa. Ike Opara? Tchau. Josef Martínez? Pense em finalizar enquanto fica no banco. Wingers Yimmi Chará e Sebastian Blanco? Adeus. Vamos dar chances para 'Chicharito' Hernández e Jonathan Dos Santos e, agora em um 4-1-4-1, pressionar os adversários. Semifinais ou nada."

Escalações

Mexicano (4-2-2-2): Guillermo Ochoa; Miguel Layún, Pablo Aguilar, Bruno Valdez e Leonel Vangioni; Guido Pizarro e Rafael Carioca; Brian Lozano e Ángel Mena; Enner Valencia e Jonathan Rodríguez
Reservas: Javier Orozco, Oscar Murillo, Igor Lichnovsky, Luis Montes, Rogelio Funes Mori, Ventura Alvarado e André-Pierre Gignac

MLS (4-1-4-1): Kenneth Vermeer; Jorge Moreira, Walker Zimmerman, Aaron Long e Ali Adnan; Jonathan dos Santos; Nani, Diego Valeri, Alejandro Pozuelo e Caros Vela; 'Chicharito' Hernández
Reservas: Josef Martínez, Cristian Pavon, Yimmi Chará, Michael Bradley, Eloy Room e Ike Opara

Mexicano bate MLS e será a 'zebra' nas semifinais; assista

GRUPO B

Bundesliga 3 x 1 LaLiga

Estamos na iminência de ver um dos favoritos ao título ser eliminado na fase de grupos... mas qual será?

A palavra dos técnicos pré-jogo:

Gabriele Marcotti (Bundesliga): "Tentei ser inteligente e equilibrado, pensando que a qualidade dos meus atacantes seria suficiente. Mas, de fato, embora eu tenha criado mais que os adversários, erros estúpidos me custaram. E minhas finalizações não foram boas o suficiente. Então, eu vou com Kai Havertz, que marcou contra o Francês, e Erling Haaland formará o ataque com Robert Lewandowski. Sim, é uma aposta. Mas quero derrotar LaLiga, porque eles devem esperar que meu time fique lá atrás."

Sid Lowe (LaLiga): "Precisamos amassar esses caras!"

Escalações

Bundesliga (4-2-4): Yann Sommer; Lukas Klostermann, Dayot Upamecano, Niklas Sule e David Alaba; Kai Havertz e Thiago Alcântara; Jadon Sancho, Erling Haaland, Robert Lewandowski e Timo Werner
Reservas: Peter Gulacsi, Marco Reus, Axel Witsel, Denis Zakaria, Bas Dost, Filip Kostic e Jérôme Roussillon

LaLiga (4-3-3): Jan Oblak; Jesus Navas, Sergio ramos, Gerard Piqué e Marc Cucurella; Luka Modric, Casemiro e Santi Cazorla; Lionel Messi, Luis Suárez e Eden Hazard
Reservas: Dani Parejo, Gareth Bale, Iñaki Williams, Ezequiel Garay, Raúl Garcia, Yuri Berchiche e Kieran Trippier

Bundesliga derruba LaLiga sem dó e passa em 1º; assista

Francês (Ligue 1) 2 x 0 Brasileirão

Como se saíram Pedro Geromel e Gustavo Gómez contra Neymar e Mbappé e cia.?

A palavra dos técnicos pré-jogo:

Julien Laurens (Francês): "Tivemos outro desempenho convincente contra a Bundesliga, mas mais uma vez sofremos um gol no fim. Merecemos mais uma vez, mas nossa confiança ainda está lá em cima. Tivemos o melhor desempenho entre todas as equipes. Temos um time muito forte e estamos jogando o melhor futebol.

Agora, precisamos usar todos esses pontos positivos e obter uma vitória contra os brasileiros. Precisamos da vaga nas semifinais. Para este jogo, precisamos de uma abordagem diferente, onde controlaremos mais a bola. Até o momento, fomos pragmáticos taticamente. Vamos manter mais a posse da bola para controlar o jogo. Fábregas será titular pela primeira vez na competição. Ele foi muito bem contra os alemães dando uma grande assistência para Houssem Aouar."

Gustavo Hofman (Brasileirão): "Temos que vencer, então vamos pressioná-los um pouco mais. Não há tantas mudanças, apenas alguns ajustes táticos. A equipe está jogando muito bem, mostrando um futebol de alto nível. Estou muito feliz com meus defensores e acho que podemos criar mais chances. É claro que o Francês é o favorito, mas mostramos nossa qualidade. Queremos a vitória, esse é o nosso objetivo."

Escalações

Francês (4-3-1-2): Stephane Ruffier; Youcef Atal, Marquinhos, Jason Denayer e Juan Bernat; Cesc Fábregas, Thiago Mendes e Houssem Aouar; Neymar; Wissam Ben Yedder e Kylian Mbappé
Reservas: Benjamin Lecomte, Malang Sarr, Laurent Koscielny, Memphis Depay, Gelson Martins, Bakayoko e Florian Thauvin

Brasileirão (4-3-3): Vanderlei; Daniel Alves, Pedro Geromel, Gustavo Gómez e Filipe Luís; Éverton Ribeiro, Edenílson e Giorgian de Arrascaeta; Dudu, Gabriel Barbosa (Gabigol) e Everton 'Cebolinha'
Reservas: Weverton, Víctor Cuesta, Lucas Veríssimo, Carlos Sánchez, Tchê-Tchê, Bruno Henrique e Paolo Guerrero

Éverton Ribeiro 'falha', Brasileirão perde e dá adeus; assista

Veja como ficaram as semifinais

- Premier League (1º do grupo A) x (2º do grupo B) Francês
- Bundesliga (1º do grupo B) x (2º do grupo A) Mexicano

Provocação, ataques e ironias nas coletivas pós-jogo

O clima esquentou na entrevista com os técnicos das oito ligas logo após o fim dos jogos da terceira e decisiva rodada da fase de grupos. Classificados não mediram palavras contra os eliminados, que revidaram.

Sobrou provocação, ataque e ironia.

Julien Laurens (Francês): "A Ligue 1 foi claramente a melhor equipe do grupo. Acho que os treinadores de Espanhol e Italiano deveriam se demitir após uma campanha tão ruim! Ogden, esmagaremos seus meninos da Premier League nas semifinais. Marcotti, até à final!"

Marc Ogden (Premier League): "Clubes franceses nunca vão para as grandes decisões. Seus melhores jogadores vêm jogar na Inglaterra para se tornarem vencedores. Aproveite seu grande dia na semifinal!"

Sid Lowe (LaLiga): "Estou feliz em ver todos vocês se divertindo tanto com um jogo virtual, porque na vida real vocês sabem que são péssimos."

Julien Laurens (Francês): "Sid, você ainda está aí? Achei que essa conversa fosse apenas para vencedores."

Sid Lowe (LaLIga): "Vocês são tão bobos. Não conseguem ver o panorama."

Nicky Bandini (Italiano): "Estou aborrecido que o Cristiano Ronaldo tenha cobrado o pênalti mesmo após eu tirá-lo deste dever [após o português perder uma cobrança no jogo de estreia, o técnico o tirou da função no Fifa 20]."

Produtor do jogo explica o que aconteceu: "As táticas estavam corretas, mas Immobile saiu da partida aos 12 minutos do segundo tempo, então o sistema escolheu automaticamente um cobrador, que foi o Cristiano Ronaldo [o português converteu a cobrança desta vez]".

Nicky Bandini (Italiano): "Vou usá-lo como bode expiatório quando voltarmos para Bergamo."

Noah Davis (MLS): "Eu gostaria de parabenizar a MLS por jogar além das expectativas e falhar miseravelmente. Uma grande representação da liga. Boa sorte para todos!"

Gustavo Hofman (Brasileirão): "Valeu, galera! No ano que vem, vou tentar novamente, mas com o uniforme do Corinthians [o time da liga brasileira jogou o campeonato inteiro com o uniforme do Grêmio]!"

Tom Marshall (Mexicano): "Foi fácil chegar às semifinais..."