Para muitos argentinos, o meia Thiago Almada, de 19 anos, é a grande revelação do país nos últimos tempos. Técnico, rápido e criativo, ele estreou nos profissionais do Vélez Sarsfield em julho de 2018 e já atraiu o interesse de Barcelona e Manchester City, que acionou seu ex-jogador Carlitos Tevez para ajudar na contratação da joia de apenas 1,71 metro.
Almada de fato vale uma fortuna. Segundo o site especializado em cifras de futebol Transfermarkt, seu valor de mercado é de 20 milhões de euros. O argentino é o segundo jogador mais caro da Libertadores, só atrás de Gabriel Verón, do Palmeiras (25 milhões de euros), e à frente do colombiano Rafa Borré, do River Plate, avaliado em 15 milhões de euros pela página.
A saída de Almada do Vélez é uma questão de tempo pelas cifras e pelo talento acima da média, e bons jogos contra o Flamengo seriam decisivos para uma transferência rentável. Seu contrato termina em junho de 2023.
Instável, o Vélez lidera seu grupo na Copa da Liga Argentina, mas levou 7 a 1 do Boca há um mês. Na Copa Argentina, foi eliminado ainda na segunda fase pelo Talleres na quarta-feira passada. O que não varia é o bom nível de Almada. Ele disputou seis partidas na Copa da Liga, com dois gols e uma assistência.
Além da atenção redobrada com Almada, o Vélez leva a campo dois jogadores com passagens pelo Brasil: Centurión, ex-São Paulo, e Mancuello, ex-Flamengo e Cruzeiro.
A disparidade do meia para os colegas de Vélez se vê também na sua cotização. Ele sozinho equivale a praticamente 30% do elenco - 20 milhões de euros de um total de 67,28 milhões. De acordo com o Transfermarkt, o Flamengo vale 128,75 milhões de euros, quase o dobro do time argentino.
Imagem: Divulgação Vélez