Esse sábado, 18 de abril, marca 10 anos da vitória de 2 a 1 sobre o Botafogo sobre o Flamengo na final da Taça Rio 2010. Aquele jogo deu o título Carioca antecipado ao time alvinegro mas ficou marcado pelo gol de pênalti de Loco Abreu, que deu uma cavadinha e deslocou o goleiro Bruno.

Não foi a primeira nem a última vez que o uruguaio, ídolo da torcida botafoguense, optou por essa cobrança. Esse jogo gera algumas outras lembranças, como mostraremos a seguir.

Na Copa, mais uma cavadinha

Quartas de final da Copa do Mundo, Uruguai x Gana, Suárez coloca a mão na bola e impede um gol dos rivais no fim do jogo, levando a decisão para os pênaltis. Um dos jogos mais marcantes da história dos Mundiais terminou com Loco Abreu batendo o pênalti decisivo novamente de cavadinha e classificando os uruguaios para a semifinal após 40 anos. Diferentemente do goleiro ganês, os brasileiros já sabiam que isso poderia acontecer, pois tinham visto dois meses antes.

Joel é hepta (ou octa)

Joel Santana era técnico daquele Botafogo, que contava com o goleiro Jefferson, o volante Leandro Guerreiro, o meia Renato Cajá e o atacante Herrera, entre outros. O técnico conquistou em 2010 seu sétimo título carioca. O treinador, contudo, considera oito títulos já que conta o ano de 1987, quando dirigiu o Vasco mas deixou o clube para ir para a Arábia Saudita, com Sebastião Lazaroni fazendo os cinco jogos finais.

Andrade demitido

Campeão brasileiro em 2009, Andrade foi efetivado no cargo e, apesar de classificar o Flamengo para a segunda fase da Libertadores, acabou demitido cinco dias após essa derrota para o Botafogo. Heróis daquele time campeão nacional, Adriano acabou deixando o time para ir para a Roma em junho e Petkovic foi reserva naquela final, entrando apenas nos cinco minutos finais.

Último ano de Bruno como profissional

O goleiro Bruno era conhecido pela qualidade nas defesas de pênalti, mas acabou deslocado por Loco Abreu naquele lance. Dois meses depois, Elisa Samúdio foi assassinada e o goleiro apareceu como suspeito, sendo condenado e preso posteriormente. O ano de 2010 então marcou o último ano do jogador como profissional.