Zé Ricardo explica uso de linhas extras em campo de treino

Nos últimos anos, o Flamengo tem investido cada vez mais em tecnologia e estrutura de treinos. Com o Ninho do Urubu sendo reconhecido como um CT de primeiro mundo, a inauguração dos novos campos de treino - mais próximos ao módulo profissional - mostrou que as inovações não foram apenas em equipamentos e construção.

Desde o início do ano, o elenco do Flamengo tem treinado em campos onde estão pintadas linhas tracejadas. As marcações extrapolam os limites tradicionais do campo - laterais, linhas de fundo, áreas e círculo central. E isto tem um motivo: um pedido do treinador Zé Ricardo.

Jovem e estudioso, Zé fez parte de curso de treinadores feito pela CBF em dezembro de 2016, após o Campeonato Brasileiro. Lá, teve contato com a ideia.

"Observamos nos campos de treinamento da Granja Comary algumas marcações parecidas com as que estão aqui e, através dos profissionais que lá estavam trabalhando com a Seleção sub-20, questionamos a necessidade e a razão daquelas linhas", conta.

"Eles explicaram que, além de facilitar os jogos e treinos que fazemos em campos menores, evitando o gasto de tempo a mais para marcar com tartarugas ou fitas, são núcleos do campo onde acontecem boa parte das combinações do jogo", diz.

Sócio-torcedor tem o orgulho de jogar junto em cada vitória: o dinheiro vai para o Futebol e traz mais reforços, revelações e estrutura para o CT. E ainda tem vantagens nas lojas oficiais para comprar o Manto e vestir com orgulho! Clique e faça sua adesão agora.

Zé Ricardo afirma que, do ponto de vista tático, as marcações ajudam no treinamento.

"O professor da turma explicou que aquilo ali facilitava visualmente o acontecimento das triangulações, as 'mini-sociedades' que tanto estimulamos que eles façam. Ajuda na orientação espacial dos atletas. Pedimos a reprodução destas linhas à diretoria do clube, que prontamente aceitou", explica.

O resultado foi aferido nos treinamentos do elenco.

"Com o dia a dia observamos que, realmente, facilitou a ocasião dos mini-jogos e também os treinos. Definimos os núcleos onde queremos que aconteçam as triangulações e isto facilitou também", finaliza.
Fonte: Flamengo Oficial