Zé cogita usar Vinicius Junior no Brasileiro, mas rechaça pressa

Zé Ricardo em coletiva de imprensa do Flamengo (Foto: Fred Gomes) Zé Ricardo em coletiva de imprensa do Flamengo (Foto: Fred Gomes)

Na última coletiva antes do duelo com o Vasco - marcado para domingo, no Mané Garrincha, às 18h30 - o principal tema não foi o Clássico dos Milhões. Zé Ricardo tratou da inauguração do campo 5, de jogadores em recuperação e deu um bom panorama de como utilizará o jovem Vinicius Junior no time profissional.

Zé garante que não terá pressa alguma em utilizá-lo, apesar da pressão provocada pelo grande Sul-Americano Sub-17 feito pelo garoto, que sagrou-se campeão e terminou como melhor jogador e goleador.

- Preocupação não é só do Zé Ricardo, mas, falando de uma forma bem natural, sou contra queimar etapas. Logicamente que se forem etapas que estão próximas, temos exceções. Conheço esse menino desde 2012, e todos do clube sabiam do seu potencial. Não está inscrito no Carioca, porque estava no Sul-Americano. Garoto de categoria juvenil, já treinou aqui, não é novidade para os profissionais.

O treinador afirma que a partir de segunda-feira, quando Vinícius, Lincoln, Wesley e Patrick, campeões sul-americanos, se reapresentarão, será possível traçar um planejamento para a principal joia do Flamengo.

- Fez amistoso com a Serra Macaense, mas temos cuidado. O ritmo é diferente na categoria (profissional), mas não queremos qualquer tipo de confronto que possa prejudicar a carreira dele. Não é só decisão do Zé Ricardo. Eu, Rodrigo Caetano, o presidente, Mozer e Cadu e Noval da base teremos alguma proposta para ele treinar no time principal. Ele precisa jogar nos juniores também. Quem sabe poderemos colocar no Brasileiro poderemos colocá-lo em algumas partidas? Não queimamos nenhuma etapa nesse processo e não será agora que vamos queimar.

Confira outros temas abordados por Zé, como o clássico, a inauguração do campo 5 e Everton Ribeiro, jogador que interessa ao Flamengo.

Expectativa de estádio lotado no domingo, em Brasília
Temos um grande palco. Esperamos que esteja muito cheio. Nosso compromisso é com nossa subida de patamar para que a gente entenda que trabalhamos num clube que exige isso. Precisamos aumentar o limite para nos superar. Enquanto estivermos trabalhando aqui e com toda essa disposição, vamos fazer o Flamengo cresce de patamar".

Vasco motivado, e Flamengo a fim de ganhar a Taça Rio
Motivação é muito grande. Nós aqui partimos do princípio que é preciso ter respeito e muita humildade na próxima partida. Procuramos enfrentar todos rivais dessa forma, e dessa vez trata-se de um grande rival. Fato de estar classificado não altera em momento algum nossa maneira de jogar ou nossa motivação para a partida. Eles estão também muito motivados e mobilizados pela mudança de treinador. Nós também estamos porque queremos ganhar a Taça Rio, que está em disputa.

Chegada de Milton Mendes ao Vasco
Tivemos rápido contato na partida com o Santa Cruz, vencemos por 1 a 0, mas foi extremamente difícil. A característica de jogo dele é de muita velocidade. Apesar do pouquíssimo tempo que ele teve pra trabalhar a equipe, já podemos ver o Vasco ensaiando esse tipo de jogadas. Jogo muito difícil, como todo Flamengo x Vasco, e a equipe deles está muito mobilizada pela mudança de comando.

Inauguração do Campo 5

O Flamengo vem mostrando muita atenção em todas as questões que diz respeito à parte física do CT. Hoje completamos mais uma etapa com a liberação do campo 5, todos os campos estão disponíveis para a base, o que é importantíssimo para que os garotos treinem ao nosso lado. A categoria profissional agora treina num campo com dimensões oficiais. Com certeza vai trazer frutos para a base e para a categoria profissional. Estar perto do CEP é importante também para o nosso deslocamento. Só posso agradecer ao presidente por tudo que tem feito pela gente e por não medir esforços nesse sentido".

Everton Ribeiro
Difícil comentar, porque ninguém aqui do clube falou do nome dele para mim. Jogador acima do média, todo grande clube gostaria de contar com ele. É jovem, consegue atuar em várias posições do campo. Jogador com capacidade de improviso grande e que tem experiência de Brasileiro e fora daqui, mas falar de suposição é difícil. Oficialmente ninguém da direção ou da coordenação do futebol me comunicou sobre o Everton.


Fonte: Globo Esporte