Time do Palmeiras e Scarpa dominam no quesito bola parada. Veja o ranking

Header Espião Estatístico 3 (Foto: Infoesporte)
Dudu Cuca Palmeiras (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação) Dudu ouve instruções de Cuca: mira treinada para achar companheiros em boa posição na área (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)

Jogadas de bola parada são uma ótima alternativa para quebrar retrancas quando o gol está difícil de sair. Isso porque boa parte das bolas na rede nesse quesito vem diretamente do treinamento das equipes, surpreendendo o adversário. Claro que um bom batedor de faltas e escanteios é de enorme ajuda, assim como finalizadores certeiros. Nessa mistura de treino com precisão, o destaque, não à toa, é o líder Palmeiras, mas, jogador por jogador, Gustavo Scarpa, do Fluminense, entra em cena. O Espião Estatístico traz aqui o detalhamento dos gols que nascem diretamente das famosas bolas paradas, com um cruzamento de dados da primeira rodada até a 31ª do Campeonato Brasileiro. Confira os rankings por clube e atleta!

01

PALMEIRAS: BATEDORES PRECISOS, defensoRES MORTAIS

Uma estatística impressionante coloca o Palmeiras na liderança entre os clubes que mais se utilizaram do expediente de bolas paradas: dos nove gols marcados, oito foram de cabeça e todos eles feitos por defensores. Vitor Hugo é quem mais se dá bem pelo alto, com quatro bolas na rede, seguido pelo companheiro de zaga Yerry Mina (dois), e Thiago Martins e Thiago Santos, com um tento cada.

Mas nenhum deles teria tanto sucesso não fosse a precisão de Dudu , Jean e Cleiton Xavier, principais responsáveis por alçar a redonda na área. Sobretudo o atacante, que deu assistência em seis lances de bola parada. Jean foi garçom em duas oportunidades, e Cleiton, que oscila entre a reserva e a titularidade, em uma.

Santos e Coritiba dividem a segunda posição. Se os paranaenses dependem muito dos levantamentos do veterano Juan (embora Raphael Veiga tenha aparecido com destaque recentemente), o Peixe tem em seu meio-campo ótimas opções para bola parada: Vitor Bueno tem chute certeiro, e Jean Mota e Lucas Lima são os mais indicados para dar assistências.

Gols de bola parada por equipes - BR 2016 (Foto: Futdados) OBS: seis gols contra foram contabilizados na pesquisa, já que saíram diretamente de bolas paradas


Gustavo Scarpa sustenta sozinho todos os números do Fluminense nesta lista, com gols de falta e assistências em faltas cruzadas para a área ou em escanteios. O meia deu sua contribuição duas vezes em cada uma das opções.

O vice-líder Flamengo também ocupa posição de destaque no ranking, já que conta com os serviços dos meias Diego e Alan Patrick para abastecer seu ataque quando podem ajeitar a bola no chão para cobrar faltas e escanteios. Um detalhe curioso: dos cinco gols de bola parada do Fla no Brasileirão, dois foram marcados contra o patrimônio (Felipe Azevedo, da Ponte Preta, e William Matheus, do Fluminense).

01

SCARPA E DUDU: BOLA PARADA É COM ELES!

Montagem_Cartola_Cicero_Scarpa_02_RedeSocial (Foto: editoria de arte) Scarpa tem como diferencial sua versatilidade
nas bolas paradas (Foto: editoria de arte)

Sim, já falamos sobre Gustavo Scarpa ali em cima, mas o garoto merece a citação. Além de ser a principal arma ofensiva do Fluminense desde a saída de Fred, é o único jogador do Campeonato Brasileiro que marcou dois gols de falta - uma raridade nos tempos atuais - e acumula quatro somando todas as competições do ano. No Brasileirão 2016, quem se equipara a Scarpa é Dudu. O Palmeiras conta com os passes de Dudu numa das jogadas mais efetivas do time: a bola aérea. E o atacante se entende melhor com o zagueiro Vitor Hugo, para quem já serviu de garçom em quatro oportunidades .

No Coritiba, o meia Juan é quem mais se apresenta para deixar os companheiros na cara do gol. Em bolas paradas, foram quatro assistências, além de um gol de falta. Já Jean Mota, do Santos, tem uma especialidade evidente: escanteios. O jogador, que virou titular recentemente com as constantes convocações de Lucas Lima para a Seleção e a lesão de Vitor Bueno (que já retornou), tirou grande proveito das oportunidades que teve: deixou Ricardo Oliveira (duas vezes), Gustavo Henrique e Renato na boa para marcarem seus gols. E olha a precisão: apenas sete escanteios cobrados por Jean Mota foram finalizados em gol, uma eficiência de mais de 57%.

Gols de bola parada por atleta - BR2016 (Foto: Futdados) OBS: seis gols contra foram contabilizados na pesquisa, já que saíram diretamente de bolas paradas



*A equipe do Espião Estatístico é formada por Eduardo Aires, Guilherme Maniaudet, Guilherme Marçal, Leandro Silva, Marcio Menezes, Paula Carvalho, Roberto Maleson, Roberto Teixeira, Valmir Storti e Wilson Hebert.

Fonte: Globo Esporte