Sem rivais, Lagardère fecha acordo para assumir concessão do Maracanã

maracanã flamengo x botafogo (Foto: Raphael Zarko) Maracanã terá novo concessionário: franceses vão assumir administração (Foto: Raphael Zarko)

A Lagardère espera anunciar em breve a compra da concessão do Maracanã. O departamento jurídico da Odebrecht vai enviar documento ao Estado até o fim desta semana informando que escolheu a Lagardère para a venda da concessão. Em seguida, o contrato chega aos franceses, confirmou o departamento de comunicação da Lagardère. A Odebrecht não confirma o acerto e, em nota, diz que "não fará comentários sobre as negociações.”

O acordo da Lagardère não muda a provável realização de Flamengo x Atlético-PR, dia 12 de abril, quando o estádio ainda está com o Consórcio Maracanã, da Odebrecht .

Nesta quinta-feira, a GL Events e a CSM anunciaram oficialmente que encerraram as negociações com a Odebrecht. Alegaram "não terem sido apresentadas garantias adequadas de segurança jurídica e contratual". O grupo parceiro do Flamengo informou que em nova licitação estaria disposto a participar do processo de concorrência.

A ação do Tribunal de Contas do Estado que pretende bloquear os valores da venda - estimados em R$ 60 milhões - e recomenda anulação do contrato atual da Odebrecht não intimida a Lagardère. Segunda colocada na licitação original, a multinacional, administradora de 60 estádios pelo mundo, entende que, se comprovada fraude na concorrência anterior à Copa do Mundo, é a lesada no processo. O que não a inviabilizaria no negócio. Existe ainda ação antiga do Ministério Público pedindo anulação da licitação - sem definição na Justiça.

A Lagardère vai assumir o pagamento ao Estado de outorgas atrasadas pela Odebrecht, no valor de R$ 18 milhões - que era uma das barreiras nas empresas GL Events e CSM, que não concordavam com esses valores -, além de apresentar novo plano de gestão do estádio. A empresa vai manter o contrato atual com o Fluminense, que segue nos mesmos padrões do anterior, e conversa com Vasco e Botafogo para realizar partidas no estádio.

A diretoria do Flamengo mantém a posição de não negociar com os franceses e divulgou nota (leia abaixo) . Na Gávea, o clube segue atrás de projetos alternativos para atuar no Rio de Janeiro. A solução imediata é o estádio da Ilha do Governador, alugado por três anos, com opção de renovar por mais três anos. O clube também recebeu oferta de viabilizar terreno para erguer estádio próprio em Niterói.

Nota oficial do Flamengo:

"1) O Flamengo entende a decisão da GL e da CSM de desistir do processo de concorrência para assumir o contrato de concessão do Maracanã e compartilha os argumentos apresentados pelas referidas empresas.

2) Desde abril de 2016, quando publicou nota oficial a esse respeito, o Clube deixou claro e, de forma reiterada, sua posição de que o melhor caminho para o futuro do Maracanã é um novo processo licitatório, feito com regras claras e que permita a participação direta dos clubes, que são os responsáveis pelo principal produto do Maracanã: o futebol.

3) O Flamengo reforça mais uma vez que não fará nenhum tipo de negociação com a Lagardère e seus parceiros comerciais. Nossa experiência com eles evidencia uma total incompatibilidade com os princípios e valores do Flamengo.

4) Por fim, o Flamengo espera que os torcedores e associados apoiem o Clube e acreditem que vamos sempre defender os direitos de nosso maior patrimônio: a Nação Rubro-Negra".


Fonte: Globo Esporte