Preliminares: flamenguista e vascaíno enfrentam balança antes de clássico

euatleta preliminares vasco flamengo (Foto: Luma Dantas) No consultório da nutricionista Cris Perroni, rivais se provocam antes de disputa (Foto: Luma Dantas)

Duas semanas antes do primeiro clássico do Campeonato Carioca de 2016, o desafio foi lançado: Rodrigo Valadão, de 137,7kg, e Wellington Alves, de 105,3kg, deveriam emagrecer por amor aos seus times. Representando Vasco e Flamengo , respectivamente, os torcedores viveriam uma espécie de preliminar do confronto carioca de maior rivalidade, realizado neste domingo, dia 14 de fevereiro. (Confira a matéria do Globo Esporte no vídeo abaixo)

- Quero saber o seguinte: nós somos só dois, quando você perder a disputa, vai ser o segundo colocado ou o último? - começou a provocar o flamenguista.

- Vocês perderam tudo no ano passado, você vai perder esse desafio também. A única coisa que você não vai conseguir perder é peso! - revidou o vascaíno.



O primeiro encontro, recheado de provocações de ambos os lados, aconteceu no consultório da nutricionista Cristiane Perroni. Os competidores se pesaram e falaram sobre seus hábitos alimentares. Instruídos a respeito das mudanças que deveriam fazer no cardápio, era hora de deixar também o sedentarismo de lado.

- Eles não podem mais comer fritura, precisam cortar o álcool, parar de beber refrigerante. Eles têm que tentar consumir alimentos mais saudáveis, reduzir o tamanho das porções, preferir o pão e o arroz integrais - orientou a nutricionista, após avaliar os competidores.

- Antes desse desafio, o meu prato era só farofa bem carregada de bacon, muito ovo, um pedaço de carne muito grande e feijão - revelou Rodrigo.

EuAtleta-preliminares_Fla-x-Vasco_mosaico (Foto: arte)

Orientados pelo preparador físico Gustavo Luz, Rodrigo e Wellington também começaram a se exercitar. Com uma planilha de treinos em mãos, foram do trote à corrida leve, sempre atentos ao ritmo. Qualquer exagero poderia acarretar uma lesão, atrapalhando os planos dos torcedores.

- Como os dois competidores têm pouco tempo, correm o risco de querer exagerar nos treinos para maximizar a perda de peso, o que é um erro, pois aumenta significativamente o risco de se lesionarem - explicou o preparador físico à dupla.

Quando o assunto é o time do coração, vale qualquer sacrifício, até mesmo atravessar o carnaval sem bebidas alcoólicas ou churrascos com os amigos. Sem perder tempo, os dois adotaram os novos hábitos para eliminar o máximo de peso possível até o final da disputa.

- É uma questão de querer também, você tem que encontrar tempo para se exercitar e força de vontade para resistir às tentações - analisou Wellington.

Depois de 10 dias, Rodrigo e Wellington se reencontraram no consultório da nutricionista para encarar a balança novamente. Como as alturas e pesos dos dois eram muito diferentes, a comparação seria através do percentual de gordura perdido. Mais pesado que o rival, o vascaíno dava sua vitória como certa, pois emagreceria com facilidade. Mas o flamenguista tinha uma carta na manga: não cedeu à tentação nem uma só vez.

- Foi um pontapé inicial maravilhoso. Os dois fizeram o gol que precisavam para começar 2016.
Em relação ao peso, o Wellington perdeu 3,8kg, e reduziu o percentual de gordura em 3,6%. Já o Rodrigo perdeu 4,9kg, e reduziu 3,55% de gordura. O vencedor é o Wellington. Mas os dois estão de parabéns - anunciou a nutricionista.

Exemplo de força de vontade e amor à camisa, o rubro-negro se consagrou como vencedor da disputa. A partir de então, choveram piadas sobre o adversário, mantendo a rivalidade saudável em alta.

- Aqui é Mengão, rapaz! No domingo, o Flamengo tem que fazer a mesma coisa! Pode ganhar por meio gol - encerrou Wellington.

euatleta preliminares vasco flamengo (Foto: Luma Dantas) Após vitória em preliminar do clássico entre Vasco e Flamengo, Wellington provoca Rodrigo (Foto: Luma Dantas)

*Agradecimento aos restaurantes Conde Gourmet e Leve Mix


Fonte: Globo Esporte