Oswaldo retorna ao estádio de sua maior glória e de goleadas sofridas

A reabertura do Maracanã não será especial somente para o Flamengo, que enfim utilizará o estádio no Campeonato Brasileiro. O local também é marcante para o carioca Oswaldo de Oliveira, técnico do Corinthians. Foi lá que ele conquistou o título mais marcante de sua trajetória, o Mundial de Clubes de 2000, após acumular algumas decepções na sua cidade natal.

Saiba Mais

Antes da consagração no Maracanã, onde comandará o Corinthians contra o Flamengo neste domingo, Oswaldo havia estreado no estádio como técnico de maneira bastante vexatória. Substituto de Vanderlei Luxemburgo, o antigo auxiliar era o comandante da equipe que foi goleada por 6 a 1 para o Botafogo em 24 de junho de 1999, em jogo válido pela primeira fase do Torneio Rio-São Paulo.

Naquela tarde, diante de 17.355 pagantes, o Botafogo fez o trabalho de Oswaldo como técnico ser colocado em xeque com gols de Bebeto (2), Sérgio Manoel, Bandoch, Zé Carlos e Fábio Augusto. O zagueiro Batata descontou para o Corinthians, que terminaria o Torneio Rio-São Paulo na lanterna da sua chave com apenas uma vitória, um empate e outras três derrotas - uma delas também no Maracanã, para o Flamengo, por 2 a 0.

622 995c6979 a9cc 357c 9700 3c0a04485301
Vai quebrar o jejum? Flamengo não vence grandes de SP desde agosto de 2015

O primeiro triunfo de Oswaldo de Oliveira no estádio construído para a Copa do Mundo de 1950, no entanto, ocorreria ainda em 1999. Já pelo Campeonato Brasileiro, em 17 de outubro, a equipe que viria a ser campeã utilizou o Maracanã diante do Internacional, pois cumpria punição, e comemorou uma vitória por 4 a 2. O artilheiro Luizão marcou três gols na ocasião, e Edílson fechou o placar.

Pouco tempo depois, no dia 31, o Corinthians resolveu mandar outra partida no Maracanã, contra o Atlético-MG. E lamentou mais uma goleada no estádio carioca - 4 a 0 para o Atlético-MG, com gols de Robert, Guilherme (2) e Lincoln. O troco viria na decisão da competição nacional, fazendo com que a equipe mineira se conformasse com o vice-campeonato.

622 610e13d1 af5c 32b0 a581 99a8f65915b6
Rodriguinho analisa confronto contra Fla: 'Temos que nos portar com cautela'

Já como campeão brasileiro, Oswaldo foi ao Maracanã em 14 de janeiro de 2000, data que citou na apresentação como técnico do Corinthians em 2016, e saiu de lá com a sua maior glória. Depois de um empate por 0 a 0 com o Vasco, o time paulista do ainda novato treinador carioca venceu a disputa de pênaltis por 4 a 3 e assegurou o primeiro título mundial com a chancela da Fifa.

"A imagem que tenho da torcida do Corinthians é a do dia 14 de janeiro de 2000, com 25.000 corintianos dando origem ao grito de 'Todo-Poderoso Timão'. Foi inesquecível. Havíamos disputado a final do Brasileiro com o Atlético-MG em 22 de dezembro e já no dia 14 fazíamos a decisão do Mundial contra um timaço do Vasco, com Romário, Edmundo, Viola, Juninho Pernambucano, Ramón, Donizete, Felipe. Resistimos muito, cansados, e fomos campeões pela pressão que os 25.000 corintianos fizeram no Maracanã", recordou Oswaldo, que simulou um emblemático abraço no público visitante após Edmundo desperdiçar a sua cobrança de pênalti.

622 027674be bdfb 3506 b80b 4b8eae163fdf
Nicola explica interesse em Diego Souza: 'Oswaldo detectou necessidade de jogadores cascudos'

O reencontro de Oswaldo de Oliveira como corintiano com o Maracanã, hoje remodelado, terá um clima bem diferente daquele de 2000. Eliminado da Copa do Brasil pelo Cruzeiro, a equipe enfrenta cobranças de seus torcedores pelo fraco rendimento na temporada e tem a conquista de uma vaga na Copa Libertadores da América, ficando entre os seis primeiros colocados do Campeonato Brasileiro, como o seu objetivo derradeiro em 2016. Para ser bem-sucedida, é importante vencer o Flamengo, principal concorrente do rival Palmeiras na disputa pelo título, neste fim de semana.

Fonte: Espn