Gabigol, do Flamengo, atrasou exame antidoping porque já havia começado a treinar, diz Caio Ribeiro

Atacante do Flamengo , Gabigol atrasou a realização do exame antidoping surpresa em abril do ano passado porque já havia começado pré-treinamento no Ninho do Urubu, afirmou Caio Ribeiro nesta segunda-feira, em participação no "Boleiragem". A decisão de não atender os examinadores imediatamente teria sido de Márcio Tannure, médico do clube.

Veja:

- Quando esse pessoal do exame antidoping chegou ao clube, o Gabigol já tinha começado o pré-treinamento dele, que é estipulado individualmente para cada atleta. Isso causaria uma alteração no exame caso ele fizesse junto com os outros jogadores, porque ele já tinha feito a parte da musculação. Para zerar o seu organismo e ter um feedback mais limpo no exame, você teria que esperar duas horas - explicou Caio Ribeiro, que disse ter conversado com pessoas do Flamengo .

- (Ele foi) - Instruído pelo Tannure, médico do Flamengo , que teria comunicado o pessoal do exame anti-dopagem: "Ele começou os trabalhos na sala de musculação, precisamos esperar duas horas e aí ele vai fazer o exame como todos os outros já fizeram". Qual é a diferença? Os outros jogadores chegaram depois do exame. Quando vocês chegaram, o Gabigol já tinha iniciado os trabalhos. Diz que tem imagens e o horário da chegada dele para comprovar essa informação - completou.

- A outra questão é que o Gabigol parece que não foi o mais simpático com os caras, ele não é o mais carinhoso do mundo, e isso teria incomodado o pessoal do exame. Por isso me chama atenção o 5 a 4. Se ele faz o exame e no exame deu que não existe nenhuma substância proibida, acho que é 9 a 0 8 a 1 - concluiu Caio.

Gabigol no Maracanã antes de Flamengo x Madureira — Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

Por previsão do regulamento antidopagem (leia mais abaixo), a pena começou a valer a partir de 8 de abril de 2023, quando foi realizada a coleta de exames no CT do clube, ainda que o jogador estivesse em atividade no último ano. Portanto, ele está impedido de jogar até abril de 2025. Cabe recurso.

O julgamento foi apertado, com o placar de 5 a 4 a favor da punição do atacante.

Com dois anos de gancho - a punição poderia chegar a quatro anos -, Gabigol pode jogar em abril de 2025 - ou seja, não em abril de 2026. A vice-presidente do Tribunal de Justiça Antidopagem, Selma Melo, explicou que o código estabelece o seguinte no inciso II do artigo 163 - o artigo que trata do início do período de suspensão:

"na hipótese de atrasos substanciais no procedimento de gestão de resultados e, quando demonstrado pelo atleta ou outra pessoa que não deu causa a tais atrasos, a ABCD ou o TJD-AD, conforme o caso, poderá estabelecer o início do período de suspensão:

I – na data de coleta da amostra;"

(Trechos extraídos do Código Brasileiro Antidopagem)

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte