Flamengo joga mal, só empata com o Ceará e desperdiça nova chance de encostar no Palmeiras

O Flamengo teve nova oportunidade de encostar no líder Palmeiras no Campeonato Brasileiro e desperdiçou. Com uma time misto, e uma péssima atuação no primeiro tempo, ficou apenas no empate diante do Ceará, no Maracanã, neste domingo. O 1 a 1 acabou marcado pelas expulsões de Jô, no começo do segundo tempo, e de Gabigol, no fim da partida. Ambos autores dos gols pelas suas equipes. Ambas por reclamação. Mas os cartões vermelhos só aconteceram pois o Flamengo não teve competência para controlar o jogo com a equipe que mandou a campo.

Vulnerável e sem poder de fogo no ataque, foi vazado e voltou a perder pontos no Brasileiro depois de igualar o placar com o Palmeiras, também com uma equipe alternativa. Com o resultado o Flamengo mantém a diferença de sete pontos para os paulistas, 51 contra 44. Na quarta-feira, o time carioca encara o Vélez, pelo segundo jogo da semifinal da Libertadores. E no fim de semana pega o Goiás, sem Gabigol e também Pedro, este suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

"Para todo mundo, a situação da Libertadores está definida. Mas eu não penso assim. Nós já tivemos surpresas na Libertadores e inclusive aqui no Maracanã. O que eu não quero é que uma surpresa aconteça na quarta aqui no Maracanã. Não mudarei por causa de um resultado", disse o técnico.

A decisão de Dorival de preservar os principais jogadores de olho no mata-mata cobrou seu preço, embora o Flamengo siga invicto e tenha tido aproveitamento péssimo na era Paulo Sousa. O time desta vez teve Diego, Pulgar e Victor Hugo muito abaixo nas ações de meio-campo, e Cebolinha e Marinho não conseguiram fazer jogadas pelos lados para que Gabigol finalizasse no primeiro tempo.

O gol do Ceará veio em uma sucessão de falhas do Flamengo. Desde a bola curta batida por Gabigol no escanteio, que Cebolinha não conseguiu segurar. A roubada levou à ligação direta para Vina, que ficou sem marcação e teve tempo de lançar Mendonza. O atacante, por sua vez, não recebeu o combate de Pulgar, último homem, nem de Varela. David Luiz tentou a cobertura, pediu para o lateral chegar em Jô, mas ninguém foi, e o centroavante recebeu também livre para chutar cruzado e vencer Santos.

No segundo tempo Dorival mudou o meio-campo quase todo e o ataque. Entraram Éverton Ribeiro, Vidal, Pedro e também Matheuzinho. Saíram Diego, Victor Hugo, Marinho e Varela. O Flamengo não demorou a empatar. Pressionou bastante e igualou após escanteio desviado errado por Richard, que Gabigol arrematou debaixo da trave, aos sete minutos. O gol foi o centésimo do atacante no Brasileiro, aos 26 anos, em seu jogo de número 200 pelo Flamengo.

Aos 16 minutos, veio mais um lance capital. Na tentativa da virada, o Flamengo sufocou o Ceará, que ao tirar uma bola da área reclamou de mão de Vidal. Após protesto com xingamentos ostensivos pela não marcação da falta, Jô acabou expulso. Depois disso, o Ceará não quis mais jogo. Picotou com faltas, tentou irritar os jogadores do Flamengo, e no fim conseguiu. Gabigol tentou cobrar uma falta, foi atrapalhado, se revoltou e chutou a bola na direção do jogador adversário. Acabou também expulso e atrapalhou o time nos minutos finais.

Fonte: Extra