Flamengo investe em programa de compliance para atrair novos parceiros

Com o intuito de atrair mais parceiros e de gerar mais confiabilidade no mercado, o Flamengo está implementando seu programa de integridade e a criação do departamento de compliance. Para viabilizá-lo, o clube contratou a empresa Maria Quitéria.

A primeira fase foi de "mapeamento de risco", com entrevistas a vários funcionários. Na sequência, elaborou-se uma primeira versão de código de ética, que ainda será revisitada. Está na metade do processo, e a expectativa é de conclusão para daqui a dois meses.

- Assim como investimos no SAP ((processo de automação onde passa tudo, como compras e outros itens) e trouxemos uma Big Four (EY) para auditar o clube, nossa gestão vai dar mais uma passo pela transparência, profissionalização e legalidade. O mundo mudou, e o Flamengo mudou junto. Não adianta dizer que é a favor e não ter um processo que estimule o controle disso tudo: programa de integridade, estimulo à ética e honestidade nos processos internos, legais e de gestão - afirmou Rodrigo Dunshee, vice-presidente geral e jurídico do Flamengo .

Rodrigo Dunshee de Abranches é o vice-presidente geral e jurídico do Flamengo — Foto: Fred Gomes

Com tal movimento, o Flamengo se adequa a uma nova regulamentação do Governo Federal, que baixou norma obrigando empresas interessadas a contratar qualquer poder público a terem um departamento de compliance (Lei nº 12.846).

Normas de conduta e ética estão sendo redigidas com base no mapa de riscos identificados. O Flamengo terá um comitê de ética e canal de denúncias. O clube entende que a implementação do compliance trará os seguintes benefícios:

Rodolfo Landim, presidente do Flamengo, em entrevista exclusiva ao ge — Foto: Fred Gomes

Assim que finalizar o processo de implementação do compliance, o Flamengo contratará uma pessoa especializada da área para tocar o departamento. O clube, porém, pretende aproveitar pessoas do atual quadro de funcionários para compor o comitê de ética, por exemplo.

O Flamengo entende também que o compliance dará uma maior reputação ao Flamengo , já que potenciais patrocinadores privilegiam clubes que têm esse tipo de departamento com o intuito de minimizar riscos de ocorrência de problemas internos.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte