Flamengo derrota o Botafogo e está na final do Carioca

Mesmo jogando com a vantagem do empate para ir à final, o Flamengo derrotou o Botafogo por 2 a 1 na tarde deste domingo, no Maracanã. Paolo Guerrero fez os dois gols, com Sassá descontando já no fim.

A decisão do Carioca será contra o Fluminense, que no sábado bateu o Vasco por 3 a 0. Os dois jogos serão em 30 de abril e 7 de maio.

— O Fluminense tem um ataque eficiente. Vamos procurar neutralizar. Tivemos dificuldades na final da Taça Guanabara. Agora é esquecer o que ficou para trás. É uma nova decisão, na qual realmente vale o título — disse o zagueiro Réver.

A última vez que Flamengo e Fluminense decidiram o Carioca foi 22 anos atrás, em 1995, quando o tricolor se sagrou campeão com o famoso gol de barriga de Renato Gaúcho.

Sem Diego, Zé Ricardo armou o time em um 4-3-3, com três volantes: Márcio Araújo, Rômulo e Willian Arão. Na zaga, Rafael Vaz entrou no time no lugar de Donatti, com dores musculares. De volta à equipe, Everton ajudou a construir um forte lado esquerdo. Com três atacantes e pressão na marcação, o Flamengo deixou o Botafogo sem saída, sujeito ao erro.

Inteiro mesmo depois de uma desgastante viagem de volta da Libertadores, o Botafogo pôs força máxima, mas isso não representou volume de jogo. Com 30 minutos, a posse do Flamengo era de quase 60%. Diante do imenso controle adversário, o Botafogo não sabia o que fazer nas raras vezes em que recuperou a bola.

O Flamengo abriu o placar aos quatro minutos do segundo tempo, em voleio de Guerrero. O peruano ampliou aos 20, cobrando pênalti. Guerrero poderia ainda ter marcado seu terceiro aos 38, após boa jogada de Berrío, mas demorou para concluir e chutou em cima de Fernandes.

— O campo estava muito molhado, a bola veio quicando e fiquei com medo de chutar em falso. Tentei dominar e ele chegou rápido - explicou Guerrero.

O Botafogo descontou também em uma penalidade, com Sassá, aos 42.

Não havia, porém, tempo para o alvinegro virar a partida e buscar a classificação.

FLAMENGO 2 X 1 BOTAFOGO

Flamengo: Muralha, Pará, Rafael Vaz, Réver e Trauco; Márcio Araújo, Rômulo (Berrío), Willian Arão, Éverton (Renê) e Gabriel (Mancuello); Guerrero.

Botafogo: Gatito, Fernandes, Emerson Silva, Joel Carli e Victor Luis; Rodrigo Lindoso (Gilson), Dudu Cearense (Guilherme), João Paulo e Camilo; Rodrigo Pimpão e Roger (Sassá).

Gols: 2T: Guerrero aos 4 e 20, Sassá aos 42.

Juiz: Leonardo Garcia Cavaleiro.

Cartões amarelos: Guerrero, Everton, Mancuello, Camilo e Joel Carli

Público: 20.853 (17.140 pagantes)

Renda: R$ 974.080,00

Local: Maracanã.

Fonte: O Globo