Conselhos de David Luiz e trabalhos táticos com Tite: Os bastidores por trás das boas atuações de Lorran no profissional

Além de ser conhecido como um clube que, com seu enorme poderio financeiro, é capaz de contratar diversos nomes estrelados do futebol sul-americano e europeu, o Flamengo também sempre se caracterizou como um exímio formador de jogadores. Para citar apenas nomes mais recentes, estão Vinícius Junior, Lucas Paquetá, João Gomes e Lázaro, que hoje aparece bem no Palmeiras. A bola da vez é o meia-atacante Lorran, de 17 anos. Em meio à primeira boa sequência de jogos e atuações como profissional, o garoto que caiu nas graças de Tite concorre a uma vaga entre os titulares do Flamengo que enfrenta o Palestino hoje, no Chile, às 21h, pela quarta rodada da fase de grupos da Libertadores.

No Flamengo desde os 13 anos, Lorran, criado na Cidade de Deus, na zona oeste do Rio de Janeiro, teve sucesso meteórico na base rubro-negra. Aos 15 anos, o jovem já era titular do time sub-17. Canhoto, rápido, driblador e com boa finalização, o meia pulou etapas e, aos 16, estreou pelo time principal e logo marcou seu primeiro gol, em jogo contra o Bangu pelo Carioca de 2023. Com o feito, Lorran superou Vinícius Junior e se tornou o jogador mais jovem a marcar um gol pelo Flamengo.

Herói do título inédito do Flamengo na Libertadores sub-20, com uma assistência e um gol na vitória de 2 a 1 sobre o Boca Juniors, em março, Lorran conquistou também um Campeonato Brasileiro sub-20. Pela seleção brasileira, foi campeão do Sul-Americano sub-17, em 2023. Todas as conquistas como titular.

Pipa e videogame

Desde o título da Libertadores, Lorran foi integrado permanentemente no time principal. O jovem tem em Gerson e Pedro os amigos mais próximos. De origem humilde e com personalidade tímida, ele tem aproveitado o momento com jogadores mais experientes para absorver o máximo de conselhos possíveis e se aproximar mais da religião. Por isso, tem participado de cultos com alguns atletas da equipe, como o próprio Pedro, Luiz Araújo, Victor Hugo, Fabrício Bruno e David Luiz.

Este último tem no clube a fama de ser um bom conselheiro para os mais jovens, e com Lorran não foi diferente. Foi a partir de uma conversa com o zagueiro que o meia de 17 anos tomou a iniciativa de se mudar para um condomínio na Barra da Tijuca, mais perto do CT do Ninho do Urubu. Em sua casa, o garoto, que no tempo livre gosta de soltar pipa e jogar videogame, montou uma academia privada onde faz trabalhos particulares com um fisioterapeuta e um preparador físico. Internamente, é bastante comentado o ganho de massa muscular do atleta, sem que perdesse a mobilidade e a velocidade.

As características fizeram com que a joia caísse nas graças de Tite e da comissão técnica do Flamengo. O treinador, que já deixou clara a admiração pela qualidade de Lorran, tem tido conversas privadas com o jovem para administrar a pressão e manter os pés dele no chão. Além disso, trabalhos específicos de questões táticas, como marcação e encaixe no estilo de jogo também tem acontecido.

— Lorran é grande. Lorran é jogador de futebol. Lorran joga muito. Ele vai ter a consciência, estou trazendo isso publicamente, mas a gente já está trabalhando com a direção no sentido de ele colocar o pé no chão. É jogador grande — falou Tite.

Se a presença de Lorran entre os titulares ainda não está confirmada, é certo que o Flamengo terá o retorno de Everton Cebolinha no ataque. O camisa 11 está recuperado de lesão na panturrilha direita.

Fonte: Extra