O Atlético-MG encerrou o mistério sobre o sucessor de Felipão e anunciou neste domingo (24) a contratação de Gabriel Milito . Agora, com o argentino, a Série A do Campeonato Brasileiro chegou ao treinador estrangeiro às vésperas do início da competição.

Dos oito nomes, cinco são argentinos (Gabriel Milito, Nicolás Larcámon, Juan Pablo Vojvoda, Eduardo Coudet e Ramón Díaz) e três são portugueses (Pedro Caixinha, António Oliveira e Abel Ferreira).

Por outro lado, são 12 nomes brasileiros que comandam equipes da elite do futebol nacional, com o Athletico-PR tendo feito o movimento mais recente, ao demitir o colombiano Juan Carlos Osório e contratar Cuca.

Dentre os times que têm estrangeiros no comando, o Palmeiras lidera no quesito longevidade. Abel Ferreira foi anunciado pelo Alviverde no dia 30 de outubro de 2020. Na sequência vem o Fortaleza , que contratou o argentino Juan Pablo Vojvoda em 4 de maio de 2021.

Já em relação aos times com técnicos brasileiros, o Criciúma é a equipe que emprega há mais tempo o comandante. Cláudio Tencati está à frente do Tigre há 2 anos, 5 meses e 17 dias.

A tendência é que o número de treinadores nascidos no exterior aumente em um futuro breve. Isso porque o Botafogo , atualmente comandado por Fabio Matias de maneira interina, está em busca de um novo técnico e, nas negociações conduzidas por John Textor, um nome estrangeiro deve ser o escolhido.

Veja abaixo a lista dos treinadores das 20 equipes da Série A: