Artilharia pesada no Flamengo: Pedro e Arrascaeta são carrascos do Palmeiras; veja gols

O rubro-negro de boa memória certamente sente a falta de Gabigol quando o assunto é Flamengo x Palmeiras. O camisa 10 marcou oito vezes em nove confrontos com os paulistas vestindo vermelho e preto. Mas esse mesmo torcedor pode ficar tranquilo para o duelo do próximo domingo, às 16h, em São Paulo, pois o elenco rubro-negro dispõe de outros dois carrascos da equipe alviverde: Pedro e Arrascaeta.

A dupla, aliás, decidiu o último confronto entre os clubes que têm travado a rivalidade interestadual mais acirrada do momento. Em 8 de novembro do ano passado, Pedro abriu o placar com lindo toque por cima de Weverton. Arrascaeta fez o segundo de cabeça, em perfeita movimentação do meio-campo rumo ao centro da área, e construiu todo o contra-ataque que terminou em outro belo gol do camisa 9: Flamengo 3 a 0 sobre o Palmeiras. O uruguaio, aliás, em outra investida iniciada no campo de defesa, foi o protagonista do lance que resultou na expulsão de Gustavo Gómez.

Arrascaeta começou sua doce rotina de sobressair contra o Palmeiras no mágico ano de 2019. No primeiro duelo com os paulistas vestindo o vermelho e preto do Flamengo , deu assistência para Gabigol tirar o primeiro zero do placar e, de cabeça, marcou o gol que baqueou de vez o adversário. No segundo tempo, o irresistível time do Mister Jorge Jesus fechou a conta novamente com Gabriel Barbosa, à época o 9 rubro-negro. O elástico 3 a 0 derrubou Luiz Felipe Scolari.

No returno, exatos três meses depois, Arrascaeta fez 1 a 0 no início do duelo no Allianz Parque. No fim da primeira etapa, deu passe de cinema para Gabigol ampliar. O camisa 9 fez outro, o Palmeiras até descontou no fim, mas os 3 a 1 do Flamengo fizeram mais um gaúcho cair. Foi a vez de Mano Menezes.

O primeiro jogo de Pedro pelo Flamengo contra o Palmeiras por pouco não foi cancelado. Na véspera da partida, 16 atletas, inclusive o técnico Domènec Torrent e membros da comissão técnica, testaram positivo para Covid-19. Os medalhões Bruno Henrique, Filipe Luís, Everton Ribeiro, Rodrigo Caio e Willian Arão estavam na lista. Para completar o estrago, Diego Alves e Gabigol estavam indisponíveis por lesões. O clube tentou o adiamento sem sucesso.

Com 14 pratas da casa, Thiago Maia, Gerson, Arrascaeta e Pedro eram os experientes do desfalcadíssimo grupo. Saíram perdendo, mas buscaram empate com cruzamento do uruguaio para o àquela altura camisa 21 do Flamengo : 1 a 1.

O primeiro encontro entre Flamengo e Palmeiras na temporada de 2021 deu-se em abril, na Supercopa do Brasil. O jogo foi emocionante, e os rubro-negros sagraram-se campeões nos pênaltis após empate por 2 a 2 no tempo normal. Arrasca fez o segundo do Fla no jogo, num chute de fora da área, e converteu sua cobrança na disputa de penalidades. Pedro, recuperando-se de lesão na coxa, não ficou nem no banco.

Na rodada de abertura do Brasileiro de 2021, o octacampeão Flamengo tinha pela frente o tetracampeão da Copa do Brasil Palmeiras, time que vencera meses antes na Supercopa. Aos 30 minutos do segundo tempo, Pedro aproveitou linda arrancada e um passe açucarado de Bruno Henrique. Atirou-se de carrinho na bola para a decepção do goleiro Weverton: 1 a 0.

No returno, Pedro iniciou a jogada do primeiro gol de Michael, marcou o segundo do time numa linda cabeçada e viu Micha fechar a virada rubro-negra no Allianz Parque por 3 a 1.

O amargo ano de 2023 tirou o sabor de dois bonitos gols do Flamengo . Pedro marcou um lindo na derrota por 4 a 3 que deu ao Palmeiras sua primeira Supercopa do Brasil. O calcanhar do camisa 9 deixava a partida empatada, mas o time de Vítor Pereira acabou levando o quarto gol na sequência.

Já no Brasileiro, numa escalação para lá de controversa de Jorge Sampaoli, Arrascaeta e Everton Ribeiro, que inexplicavelmente tinham começado no banco, entraram no segundo tempo para impedir a derrota. Aos 35 minutos, Ribeiro cruzou de pé direito para o uruguaio dar um lindo peixinho.

Apesar dos dissabores provocados por jogos que poderiam ser vencidos, o último capítulo de Flamengo e Palmeiras, já com um rubro-negro em ambiente harmônico e sob direção de Tite, terminou com vitória elástica dos cariocas. No fim da decepcionante temporada de 2023, os flamenguistas se permitiram sonhar com o eneacampeonato brasileiro ao fazerem 3 a 0 nos paulistas com Arrascaeta e Pedro como grandes protagonistas (veja no topo da matéria) .

Pedro comemora gol contra o Palmeiras em 2023; ele foi titular em seis dos nove jogos contra os paulistas e soma seis gols — Foto: André Durão

Arrascaeta cabeceia para o gol em Flamengo x Palmeiras, o quinto dele em 13 partidas contra os paulistas — Foto: André Durão

O nono título brasileiro, que chegou a ser utópico em 2023 por todo o desenrolar da competição e de repente tornou-se alcançável por efêmeras semanas, foi adiado. Agora com 100% de aproveitamento nas duas primeiras rodadas e um time bem mais confiável, o caneco surge como possibilidade completamente factível. Para torná-lo uma realidade, o Flamengo precisa de grandes vitórias, e um possível triunfo no Allianz Parque neste domingo, às 16h, pode representar o início de uma arrancada rumo à conquista do campeonato que é - de longe - um dos preferidos de sua torcida.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte