Flamengo pode terminar rodada na Libertadores em zona de classificação ou até na lanterna; veja cenários

O Flamengo busca se manter na zona de classificação em duelo, nesta terça-feira, às 21h, no Estádio Francisco Sánchez Rumoroso, com o Palestino-CHI pela 4ª rodada da fase de grupos da Libertadores. A equipe rubro-negra conseguiu a primeira e única vitória no torneio justamente contra o próximo adversário. Por outro lado, ela perdeu na última rodada para o Bolívar-BOL, então líder, e pode se distanciar do terceiro lugar ou até ficar na lanterna, conforme certas combinações de resultados.

Se vencer o Palestino no Chile, o rubro-negro se isola na segunda colocação com sete pontos. Ao mesmo tempo, continua não dependendo só de si para garantir a liderança do grupo, já que o Bolívar tem nove pontos com 100% de aproveitamento em três partidas até o momento.

Em caso de empate, o time de Tite vai a cinco pontos e assegura a segunda posição. No entanto, permanece com somente um à frente do clube chileno, o que aumenta a chance de deixar a classificação para o último jogo. A derrota faz com que o rubro-negro saia da zona de classificação ao trocar de lugar com o Palestino.

No pior dos cenários, o Flamengo corre improvável risco de terminar esta rodada na lanterna. Para que isso aconteça, além da derrota rubro-negra, o Millonarios-COL precisa vencer, em casa, o Bolívar por pelo menos três gols de diferença para empatar em saldo de gols e passar em gols marcados como terceiro critério de desempate. Outra possibilidade é torcer para que o clube brasileiro perca por mais de um gol de diferença para diminuir o saldo.

No momento, o time carioca tem 1 de saldo de gol e 4 gols marcados. Já a equipe colombiana acumula o mesmo número de gols marcados, mas leva desvantagem com o saldo negativo de -3. Caso o Flamengo ganhe, a derrota do Millonarios nesta rodada anula praticamente as suas chances de classificação ao mata-mata da Libertadores. Por outro lado, a vitória do Bolívar mantém a diferença de pelo menos cinco pontos para o vice, mesmo em caso de triunfo rubro-negro.

Fonte: O Globo