Flamengo na final do Mundial de Clubes de 2025

O campo de 32 seleções para a Copa do Mundo de Clubes de 2025 está se reunindo. A conclusão dos quartos-de-final da UEFA Champions League de 2023/24 garantiu as 12 vagas atribuídas à Europa.

Tudo está definido para a Copa do Mundo de Clubes revisada, que chegará aos EUA em 2025. Reunirá as 32 seleções que tiveram melhor desempenho nos últimos quatro anos, segundo a UEFA. A Copa do Mundo de Clubes do próximo ano acontecerá de 15 de junho a 13 de julho.

Gianni Infantino, presidente da FIFA, teve a ideia do mais novo e proeminente membro da organização. No entanto, muitas das principais seleções europeias de futebol não participarão da última edição do Mundial de Clubes. Em 2025, um recorde de 32 equipes disputarão a competição. Mesmo com esta nova expansão, muitos dos maiores nomes do jogo não foram incluídos.

Desempenho do Flamengo

O Flamengo tem o melhor elenco e o melhor técnico do país e reforçou o título com a vitória no campeonato carioca e um bom início de campanha na Copa Libertadores .

O Flamengo saiu invicto para vencer o Carioca e Tite uniu recursos para encontrar um bom equilíbrio para o time. No entanto, terão que administrar as expectativas, um calendário implacável e a Copa América, quando a seleção selecionará jogadores do Flamengo.

Nove rodadas de partidas serão disputadas durante as finais continentais, sediadas nos Estados Unidos. Mais uma vez destaca o quão disfuncional é o calendário do futebol brasileiro . Em 2025, Flamengo, Palmeiras e Fluminense disputarão o Mundial de Clubes e sua participação afetará de forma semelhante o campeonato nacional.


Tite disse que se reunirá com a diretoria do Flamengo para discutir quais competições o clube quer priorizar, chamando de “desumano” competir em todas as frentes. No domingo, o Flamengo viaja até o Atlético Goianiense para o jogo de estreia.


Brasil na fronteira internacional

Actualmente, gigantes locais como o Flamengo, o Corinthians e o actual detentor do título Palmeiras só podem sonhar com o tipo de reconhecimento de marca internacional construído ao longo dos anos por homólogos europeus como o Barcelona, o Manchester United e o Paris Saint-Germain.

A grande esperança dos fãs e dos executivos é que mais dinheiro convença as estrelas mais jovens a ficarem em casa por mais tempo. Isso pode desbloquear um “ciclo virtuoso”, diz Bruno Amaral, head de fusões e aquisições do banco de investimentos BTG Pactual . “Isto representará uma grande melhoria na atractividade dos jogos, levará a melhores receitas tanto a nível local como internacional e tornará os clubes mais fortes”, acrescenta.

Mas, para terem sucesso, os grandes planos terão de superar as lutas internas e as práticas questionáveis que muitas vezes prejudicaram o futebol nacional e prejudicaram o seu desenvolvimento fora do campo.


Quem vai perder o Mundial de Clubes de 2025?

Junto com Manchester United, Liverpool e AC Milan, o Barcelona não competirá após a derrota em casa por 4 x 1 para o Paris Saint-Germain, na terça-feira. O resultado fez com que eles fossem eliminados das quartas de final da Liga dos Campeões no total, com uma derrota por 6-4.

Além disso, após perder para o Bayern de Munique na Liga dos Campeões, o Arsenal também não participará. O Atlético de Madrid entrará em campo no lugar do Barcelona. Ambas as equipes perderam na Liga dos Campeões. Mas com uma posição de coeficiente superior ao Blaugrana, o Atleti se tornou o 22º time a se classificar.

Também não participará Cristiano Ronaldo, que completará 40 anos e hoje joga pelo Al-Nassr da Arábia Saudita. Não está claro se Lionel Messi e o Inter Miami, time pelo qual ele joga na Major League Soccer, participarão.


Participantes do torneio no próximo verão

Das 32 equipes, seis representarão a CONMEBOL (América do Sul), quatro representarão a AFC (Ásia) e duas da CAF (África) e da CONCACAF (América do Norte, Central e Caribe). Haverá um representante da OFC (Oceania) e outro do país anfitrião (Estados Unidos no próximo ano).

Nesta iteração da UEFA Champions League, as três equipas com os títulos europeus mais recentes – Manchester City, Real Madrid e Chelsea – estão automaticamente qualificadas. Também se juntam a eles Atlético, Bayern, PSG, Inter, Porto, Dortmund, Benfica, Juventus e Salzburgo. Tudo isto baseado nas classificações de coeficientes da UEFA de quatro anos.

Estes serão elegíveis se vencerem a principal competição de clubes de sua confederação de 2021–2024. Ou, eventualmente, se terminarem entre os dez primeiros no ranking de clubes daquele torneio naquele período.

Além disso, Palmeiras , Flamengo e Fluminense do Brasil, e os times mexicanos Club Leon e Monterrey já garantiram suas vagas. Há também o Seattle Sounders (EUA), o time egípcio Al Ahly, o Wydad Casablanca do Marrocos, o Urawa Red Diamonds (Japão), o Al Hilal (Arábia Saudita) e o Auckland City da Nova Zelândia.

Cada equipe compete em um dos oito grupos de quatro equipes. O formato é idêntico ao da Copa do Mundo e do Campeonato Europeu. Serão três jogos cada, seguidos de uma fase eliminatória de mão única para determinar os vencedores.


Powered by Froala Editor

Fonte: NETFLA